quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ariano Suassuna volta a ser internado

O escritor Ariano Suassuna voltou a ser internado na tarde desta quinta (29), no Real Hospital Português, no Recife. 
Ele havia recebido alta da intituição na última terça (27). 
Há uma semana, Ariano teve infarto e ficou em tratamento por seis dias. O motivo da nova internação ainda não foi divulgado.

A equipe médica e os familiares ainda não falaram com a imprensa, o que deve acontecer ainda hoje.
O escritor paraibano e secretário da Assessoria Especial do Governador Eduardo Campos, Ariano Suassuna, tem 86 anos.
Ariano tem sido acompanhado da família:  a esposa dele, Zélia Suassuna; a nora Denise Suassuna, que é fisioterapeuta; a filha Isabel, que é enfermeira; e o filho Manuel Dantas Suassuna.

Servidores da educação suspendem greve no RN

A greve dos professores e servidores da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte foi suspensa nesta quinta-feira (29) após 17 dias de paralisação das atividades. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), Romulo Arnaud, a greve foi suspensa porque os pleitos foram atendidos pelo Governo. 
"Conversamos em Assembleia sobre a proposta do Governo com os professores e votamos pela suspensão da greve já que o Governo se comprometeu a cumprir o que pedíamos", comemorou.
Um dos pleitos da greve era o pagamento da hora extra de atividade - que segundo o Sinte - era ignorado pelo Governo do Estado. "Eles não reconheciam o pagamento das atividades e agora eles entenderam que precisam pagar", comentou. 
O pagamento da hora extra começará a ser pago em setembro e o atrasado, será parcelado em seis meses. Outra conquista da categoria foi a mudança no "porte" das escolas que garante uma maior bonificação aos diretores das escolas maiores. 
Os professores voltarão as salas de aula a partir da próxima segunda-feira (2).

São Gonçalo está construindo residencial com 1.800 imóveis.

Serão seis áreas residenciais, cada uma com 19 blocos, um total de 300 apartamentos por residencial, totalizando 114 blocos que deverão comportar uma população estimada em 7,2 mil pessoas. Vale ressaltar que 3% das unidades habitacionais vão ser entregues com adaptação para portadores de deficiência física.
O investimento é de aproximadamente R$ 109 milhões. De acordo com José Carlos, diretor da construtora Borges & Santos, empresa responsável pela obra, cada residencial terá uma estação de tratamento ecológica, onde os esgotos vão ser tratados e reaproveitados na jardinagem. Ele também acrescentou que os residenciais serão entregues com quadras de areia, playgrounds e áreas de convivência e de eventos. Além dos apartamentos, o empreendimento vai gerar no período de construção 1.700 empregos diretos para trabalhadores locais e da Grande Natal. Atualmente, estão inscritas 7 mil famílias no cadastro da Secretaria Municipal de Habitação.
O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, comemorou a conquista do empreendimento para o município. “Fico muito feliz em ver esse avanço de São Gonçalo e poder fazer parte desse desenvolvimento. Esse empreendimento do Minha Casa Minha Vida é uma benção pra São Gonçalo. Aqui teremos uma cidade instalada com mais de sete mil habitantes. As pessoas vão morar com dignidade”, declarou.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dar mais transparência e democratizar o espaço do Plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante é o objetivo da instalação da TV Câmara

Dar mais transparência e democratizar o espaço do Plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante é o objetivo da instalação da TV Câmara
O tema TV Câmara, hoje, muito bem explorado pela mídia são-gonçalense, deve, contudo, ser o assunto mais debatido pelos próximos meses nas esquinas do município. A sua implantação levará o debate das sessões plenárias, que é principalmente de interesse popular, para dentro das casas do povo.
O gesto foi da Mesa Diretora, liderada pelo presidente da Casa Legislativa, Geraldo Veríssimo de Oliveira, com o apoio do primeiro secretário Edson Valban, e da segunda secretária Valda Siqueira. Todo o trabalho de articulação junto a Assembleia Legislativa e ao Ministério das Comunicações para conseguir a outorga que autoriza a instalação da TV Câmara é feito pelo vereador Alexandre Cavalcanti.
Após o discurso do vereador do PMDB que aconteceu na sessão de quinta-feira (22) de agosto de 2013, onde o assunto de maior domínio foram os caminhos burocráticos a serem vencidos para se instalar o canal digital que viabilizará a transmissão da TV Câmara neste município, todos, sem exceção, os parlamentares presentes aprovaram a nova empreitada democrática, política e cultural da mesa e do ex-deputado.
Além do presidente do Poder Legislativo, alguns vereadores, destaque para  Pastor Edimilson, Eraldo Paiva e Mendes que foram solidários e ainda enfatizaram que o benefício maior ficará com os cidadãos porque o projeto abre as portas da transparência e os tornam parceiros da democracia junto aos representantes da Casa do Povo.
Os moradores de São Gonçalo do Amarante, da quarta cidade mais importante do Estado, já podem comemorar o feito. Pois, Esse tipo de empreitada nunca dá pra trás. Ainda mais quando o interesse municipal passa pela vontade do deputado federal presidente do Partido da República (PR), João Maia, e do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves. Além do nosso anjo protetor das causas impossíveis são-gonçalenses o jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti.
Pois bem, está claro que o passo inicial para se adquirir, caso tenha havido qualquer movimento de outros presidentes nesse sentido não é do meu conhecimento, esse instrumento democrático foi da atual Mesa Diretora e do ex-deputado Alexandre Cavalcanti. Isso é história e por esse motivo é importante gravar os seus nomes.
 Fonte:
Publicado em Notícias por Manacy Henrique

.SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN.





Secretaria de Saúde iniciou Campanha de Vacinação Anti-rábica

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, já iniciou a Campanha de Vacinação Anti-rábica que irá acontecer em todos os bairros e comunidades do município. Os técnicos estão atuando na zona rural com a imunização de cães e gatos de forma domiciliar. 

Na zona urbana a distribuição das doses acontecerá no dia 14 de setembro, data que marca o Dia D de Vacinação Anti-rábica. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Soares, informou que serão instalados 22 pontos de vacinação no município, inclusive na sede da coordenação, Rua Poti Cavalcante, ao lado da Delegacia de Policia Civil, das 8h ás 17h. As informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3278-3470.

No ano de 2012, a Vigilância Estadual em Saúde reconheceu o excelente trabalho e desempenho de São Gonçalo do Amarante que foi o único município da Grande Natal a alcançar 92% do número de caninos vacinados. Paralelo a esse trabalho a vigilância fez um inventário da população animal e atualizou o cadastro existente que passou de 11 para 15 mil.

A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus. A melhor forma de prevenir é com a vacinação. A campanha foi iniciada em 13 de agosto e vai até 14 de setembro. A meta é vacinar 80% dos 15
mil animais no município, sendo 12 mil cães e 3 mil felinos.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GOVERNO DO ESTADO PEDE A ILEGALIDADE DA GREVE DOS PROFESSORES, MAS JUSTIÇA NEGA E DIZ QUE GREVE É LEGAL.

O desembargador Saraiva Sobrinho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou ao Governo do Estado o pedido de decretação de ilegalidade e abusividade do movimento grevista movido pelo SINTE/RN. A justiça negou, também, o pedido do Governo de multa diária ao sindicato em caso do descumprimento da decisão.

O magistrado entendeu que “não se constata, a priori, falta de razoabilidade nas demais reivindicações, pois aparentemente se apresentam como anseios voltados à própria melhoria do ensino, com postura eminentemente social”.
Em suas alegações, o Estado aponta que a greve iniciada no dia 13 de agosto vem prejudicando todo o corpo de alunos da rede com a paralisação das aulas e que prejudica também o ano letivo de 2013, pois não foi garantido um percentual de servidores ativos para assegurar a permanência dos serviços prestados à comunidade. Diz, ainda, que o Governo não se nega a atender as reivindicações, porém dentro das suas possibilidades orçamentárias/financeiras e de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Alega que a administração vem enfrentando dificuldades à implementação do plano de carreira dos funcionários e que as reivindicações postas estão acima de suas condições de atendimento.
Daí, o pedido pelo deferimento liminar da ilegalidade/abusividade da greve, ou, subsidiariamente, a prestação do serviço por pelo menos 95% dos servidores, sob pena de multa.
Já na decisão, o desembargador destaca que o direito de greve é garantido pela Constituição Federal e que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende que sua aplicabilidade deve ser estendida à Administração Pública.

Aponta como fato público e notório o descumprimento por parte do Estado, da determinação judicial lançada no Agravo de Instrumento nº 2013.001282-3, com relatoria do desembargador Claudio Santos, no sentido de: “… determinar que o Estado do Rio Grande do Norte remunere os professores por mais 04 (quatro) horas de trabalho, tendo como base o valor da hora normal, como já explicitado, até que se efetive o direito à carga horária de 30 (trinta) horas, sendo 20 (vinte) horas em sala de aula e 10 (dez) horas para atividades extraclasse, como previsto na lei de regência …”.

Prefeitura de São Gonçalo e SENAI oferecem cursos de capacitação do Pronatec

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), está ofertando junto com o SENAI, o curso de qualificação de pedreiro em alvenaria.  A capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Curso está sendo ministrado no Telecentro de Santo Antônio e conta com duas turmas, sendo 20 participantes em cada uma delas. As aulas foram iniciadas no último dia 29 de julho. Vale lembrar que no ano passado foram capacitadas através do Pronatec mais de 500 pessoas, e esse ano a Prefeitura de São Gonçalo Amarante pretende superar a meta de mil formandos.

Prefeitura de São Gonçalo realiza tapa buracos na RN 160

A Secretaria de Infraestrutura da São Gonçalo do Amarante iniciou na manhã desta quarta-feira (21) o trabalho de tapa buracos nos pontos críticos ao longo da RN 160. Mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura Municipal a medida foi tomada para atender a solicitação de motoristas e da população do município e ainda evitar acidentes ao longo do perímetro urbano da rodovia.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Alessandro Gaspar, a recomposição do asfalto está sendo realizada de forma emergencial, pois o desgaste da pavimentação em alguns trechos da RN 160 estava provocando transtornos e colocando em risco a vida de quem trafega pelo local.  
Alessandro informou também que o município já iniciou um novo processo licitatório para o trabalho de tapa buracos em outros pontos das comunidades de São Gonçalo que foram danificados pelas chuvas.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fercern será realizada no período de 27 de setembro a 6 de outubro


A 12ª Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (Fercern) será realizada no período de 27 de setembro a 6 de outubro, no horário das 16h às 23h no complexo cultural do Natal, na Zona Norte. Os organizadores estimam que cerca de 80 mil pessoas visitem a feira este ano. Para tanto, contam com maiores atrativos entre os quais: Brincadeiras de Criança, Exposição de Rede Pet Shop, 6ª Mostra de Artesanato Potiguar, Gastronomia e uma rica programação artístico cultural durante os sete dias de evento.

Segundo a diretoria da Fercern, o evento será ampliado este ano e contará com participação de 200 estandes, com expositores dos seguintes segmentos: Vestuário, Calçados, Farmácias, Acessórios e Alimentação. O tema deste ano será “O Melhor de Natal está aqui”. A iniciativa do evento é uma proposição da Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte ( Asconort).

Durante reunião realizada na sexta-feira (16), os secretários de Turismo e Serviços Urbanos, Fernando Bezerril e Raniere Barbosa definiram as atribuições de cada pasta para a viabilização da feira. A Prefeitura de Natal contribuirá com a logística e a instalação de banheiros químicos, iluminação cênica e nas áreas internas e externas do evento, implantação do paisagismo e divulgação. 

Fernando Bezerril disse que a participação da Prefeitura, por intermédio da Seturde, Semsur, Fucarte e Semtas é uma demonstração do carinho e atenção que a administração municipal tem pelo bairro. “A Zona Norte tem um potencial econômico enorme e até desconhecido da maioria dos natalenses. A feira que se consolida a cada ano e reforça a importância a administração do prefeito Carlos Eduardo dá aquele bairro, não apenas com obras de infraestrutura, mas de eventos desse porte”. 

Segundo Raniere Barbosa, a iniciativa é uma para valorizar a atividade econômica da Zona Norte. “O poder público entende a importância da Fecern, para a maior região administrativa da cidade, por isso decidimos contribuir efetivamente com a infraestrutura do evento, e assim fomentaremos o desenvolvimento comercial e social daquela área, durante os dias da feira”, afirma.

PREFEITO JAIME CALADO PARTICIPA DE ENCONTRO DO PR EM SANTA CRUZ.

Os encontros que o PR tem feito para planejar o futuro do RN também foi elogiado pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que também integra o diretório estadual do PR. “Quem está aqui num sábado é porque quer fazer e fazer logo, planejar e fazer bem feito. E é isso que o PR quer, com João Maia e todos os
nossos aliados. Nós temos que tratar os nossos aliados como que se eles fossem do mesmo partido. Sem parceria hoje, a gente não vai pensar, e nem planejar bem e nem vamos fazer nada”.
— com Mada Cecilia Maia Calado e Jaime Cyro Maia Calado.

Ingressos da Copa do Mundo poderão ser entregues em casa

Os ingressos da Copa do Mundo 2014 poderão ser entregues em domicílio. O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (19). As vendas dos bilhetes terá início nesta terça-feira (20) a partir das 7h.
A opção por receberem as entradas em casa estará disponível no site da Fifa. A mudança do sistema de entrega em relação à Copa das Confederações ocorre após críticas do próprio secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. 
Na ocasião, a logística criada pela entidade atrapalhou a vida dos torcedores de outras localidades e até mesmo das cidades-sede. Apenas sete centros foram abertos pela entidade. Pouco antes do início do torneio-teste da Copa, o dirigente que o fato "não deveria acontecer".
“Nós aprendemos com a Copa das Confederações e, para melhorar o sistema de vendas, decidimos abrir mais Centros de Distribuição de Ingressos e em locais de fácil acesso à população. Além disso, esses centros serão abertos mais cedo – a intenção é que estejam funcionando desde 15 de abril, pensando sobretudo na população brasileira”, disse o diretor de marketing da Fifa e responsável pela área de venda de ingressos, Thierry Weil.
Segundo a entidade, ainda faltam alguns ajustes no sistema, mas ele estará pronto a partir desta terça-feira. "Vai haver uma página no Fifa.com para indicar se você está interessado em receber seu ingresso no domicílio ou retirar num centro de ingressos. O preço do frete será comunicado. No mundo todo ofereceremos essa entrega", afirmou Weil.
A primeira fase da comercialização ocorrerá entre 20 de agosto e 10 de outubro. Nesse período, os torcedores farão o registro no site da Fifa. Depois, haverá um sorteio. Os resultados serão anunciados entre os dias 5 a 28 de novembro.
A segunda fase começará no dia 8 de dezembro, com término em 30 de janeiro. O período final, por sua vez, ocorrerá de 26 de fevereiro a 1 de abril de 2014. De dia 15 de abril a 13 de julho, será possível também realizar a compra de última hora, que seguirá a ordem de procura. A retirada dos bilhetes deve começar no dia 15 de abril.

domingo, 18 de agosto de 2013

Jaime Calado busca instalação de Centro de Logística Internacional dos Correios

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi recebido no início da tarde desta quarta-feira (14) pelo vice-presidente dos Correios para Gestão de Pessoas, Larry Almeida, na Superintendência Nacional do órgão, em Brasília. Também participaram do encontro o assessor Getúlio Marques e Décio Braga, superintendente de Logística e Encomendas.
Jaime foi apresentar aos dirigentes dos Correios o potencial econômico e estratégico do município, notadamente com o início das atividades do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, para pleitear a instalação de um Centro de Logística dos Correios com possibilidade de receber e enviar correspondências e cargas para diversas partes do mundo.
Entre as vantagens mostradas pelo gestor potiguar está a localização geográfica do município, em relação a outros países, principalmente da Europa e África, diminuindo o tempo de voo se comparado com as demais capitais brasileiras, bem como a redução da cobrança do Imposto Sobre Serviço (ISS), de 5 % para 2 %, para as empresas ligadas as atividades aeroportuárias.
“Temos que atrair o maior número de empresas e investidores para o município. É importante apresentar as vantagens que o novo aeroporto vai oferecer assim que estiver pronto. Buscamos a instalação de novas empresas em São Gonçalo para abrir mais postos de trabalho e gerar oportunidades para a população”, enfatizou Jaime Calado.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

“Vocês não conseguem construir um compromisso que, pelo menos, dure 45 dias imaginem fechar um acordo pra 2016”, ironizou o vereador Alexandre Cavalcanti

“Vocês não conseguem construir um compromisso que, pelo menos, dure 45 dias imaginem fechar um acordo pra 2016”, ironizou o vereador Alexandre Cavalcanti
O ex-deputado Alexandre Cavalcanti reagiu dessa forma em função do descumprimento, por 13 vereadores da base do prefeito, ao acordo fechado em 15% do valor orçamentário para remanejamento. Embora o vereador Mendes tenha se excluído justificando que votou por mais 5%, ou seja, 20%.
Antes da votação do veto do prefeito ao projeto de Lei nº 009/2013 a reunião durou aproximadamente três horas alimentada pelo debate sobre quais dos parlamentares mereciam o apoio do prefeito nas eleições de 2016. O assunto foi colocado nos trilhos políticos da Casa Legislativa pelo vereador “Nino”.
“Não podemos mais “importar” nome para candidatura de prefeito para São Gonçalo do Amarante, foi de fora, desde já, sou contra!”, resposta do vereador presidente do PT estadual, Eraldo Paiva. Além de comunicar que está em campanha para a eleição da presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), revelou que seu nome está à disposição do partido para deputado estadual.
O vereador petista, por várias vezes, repetiu: “A importância de Geraldo Veríssimo para o nosso grupo nas eleições de Jaime Calado, momento de inferioridade política nossa, foi importante, um exemplo político e eleitoral  para todos nós e  ao permanecer na oposição demonstrou que também se constrói uma vitória fora do poder”, enfatizou Eraldo.
Todos, sem exceção, inclusive Tarcísio Fernandes, defenderam a tese de que  nas próximas eleições para prefeito o nome indicado tem que ser da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. E o refrão? A frase mais repetida foi a seguinte: “Qualquer um de nós temos capacidade de ser pré-candidato a prefeito dessa cidade.”
O surpreendente, talvez nem tanto, porém, chamou bastante à atenção dos representantes da imprensa, foi quando o vereador vice-presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Chanxe, que por alguns é considerado presidente de fato, afirmou que os candidatos do prefeito das eleições de 2014, com certeza, são os dele também. Gesto esse acompanhado pelo vereador e presidente da Casa Legislativa, Geraldo Veríssimo de Oliveira.
E mais, o parlamentar que tem como adjunto da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Thiago Pereira, seu sobrinho, “cutucou” o presidente do PRB, Eudócio Mota, e “Barão” sobre o apoio deles para deputado estadual, em resposta, os dois concordaram que estão com Kelps Lima. Que bonito! Que reciprocidade política!
Em fim, na votação do veto alguns parlamentares justificaram que não entenderam o que estavam votando, por isso, pediram ajuda da assessoria jurídica do Poder Legislativo para as votações futuras. Votaram contra o veto Alexandre Cavalcanti, Nonato Queiroz, Tarcísio Fernandes e Eraldo Paiva o restante a favor, menos a vereadora Rayúre Protásio que não participou da sessão, segundo o presidente, foi fazer a revisão da operação. Adelson Martins não saiu na foto, mas o seu voto foi cravado também a favor do verto do prefeito.

Fonte:Publicado em Notícias por Manacy Henrique.

Prefeitura de São Gonçalo apóia realização do Norte/Nordeste de Kung Fu e Boxe Chinês


O município de São Gonçalo do Amarante vai sediar no próximo domingo (18), no ginásio de esportes Senador Luiz de Barros, a partir das 8h, na comunidade de Santo Antônio do Potengi, o XI Campeonato Norte/Nordeste de Kung Fu e Boxe Chinês. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.
Delegações dos Estados do Piauí, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia e Pará, vão se juntar aos atletas do RN. Cerca de 500 atletas estão inscritos para disputar premiações em várias modalidades do Kung Fu e Boxe Chinês. A abertura do evento que será presidida pela FPK – Federação Potiguar de Kung Fu e está prevista para as 07h.
O evento tem entrada gratuita e o término deve acontecer por volta das 19h, e contará com as presenças ilustres de Júlio Souza (Bi-Campeão Brasileiro 2010/2011 – Tetra Campeão Norte Nordeste), Loh Huama (Tri-Campeã Estadual – Bi-Campeão Nordeste), Greice Kelly (Campeão Norte Nordeste e Campeão Internacional em 2011 no Estado de São Paulo).
A competição é uma boa oportunidade para o povo de São Gonçalo ter contato com duas artes marciais orientais interessantes. Uma excelente dica para o programa da criançada no domingo. 

Miss e Mister Turismo RN 2013 visitam secretária Mada Maia Calado

Orgulhosos pela conquista do título de Miss Turismo RN 2013 e Mister Turismo RN 2013, os representantes de São Gonçalo do Amarante, Ana Flávia e Matheus Stoll, visitaram na manhã desta segunda-feira (12) a secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado. O casal vitorioso foi agradecer o apoio e a confiança oferecidos por Mada.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO LANÇA TRABALHO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS


A cidade de São Gonçalo do Amarante iniciou nesta quarta-feira (7), no Teatro Municipal, um importante trabalho de prevenção e combate às drogas no município. A iniciativa é da secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, que realizou o “I Encontro São Gonçalo Contra as Drogas”. O projeto conta com o apoio e envolve os demais órgãos da gestão municipal. O prefeito, Jaime Calado, esteve prestigiando o evento ao lado de vereadores, secretários, conselheiros, servidores públicos, jovens e representantes de entidades e das comunidades. 
No evento, foi apresentado um vídeo informativo alertando para o risco do uso de drogas lícitas e ilícitas, e que posteriormente será exibido nas escolas do município e eventos com a juventude. A apresentação da peça teatral “Branca de Neve e o Conto das Drogas”, escrita pelo ator e diretor do teatro, Gleydson Almeida, e com a participação de artistas locais, foi um dos momentos marcantes do evento. A encenação, apesar de momentos cómicos, faz uma advertência séria e direta sobre os efeitos desastrosos do uso de substâncias entorpecentes.  
“Estou feliz pela representatividade da comunidade sãogonçalense aqui hoje. Precisamos construir novos conceitos. Temos que tirar toda a carga negativa que recai sobre os jovens, afinal, eles são o futuro do país. Há três palavras que se colocarmos em prática teremos um país bem melhor: cidadania, educação e respeito. Buscamos construir políticas públicas junto às igrejas, escolas e famílias, enfim com a sociedade, para enfrentarmos esse grande mal que são as drogas”, falou Mada Maia Calado.
Uma palestra com apresentação de estatísticas e a realidade do tráfico e uso de drogas cada vez mais cedo pelos jovens foi ministrada pelo delegado e professor de Direito Penal, Heráclito Noé, com o tema: “Prevenção as Drogas e Educação pela Paz”.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Kelps Lima:


TRE concede desfiliação e Kelps Lima está livre para criticar governo
Deputado estadual, que vinha criticando a gestão Rosalba Ciarlini há bom tempo, conseguiu permissão para deixar o PR
Por Ciro Marques
O deputado estadual Kelps Lima conseguiu, finalmente, ver aprovado o pedido de desfiliação partidária do PR no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão favorável por parte da Corte Eleitoral foi concedida na sessão do Pleno desta terça-feira (6), após uma longa tramitação processual – e um pedido de vistas que impediu que o julgamento fosse concluído anteriormente.
Kelps Lima entrou com o pedido de desfiliação partidária (Foto: Alberto Leandro)
Segundo Kelps, o motivo de desfiliação se sustentou pelo fato dele já há algum tempo não fazer mais parte do PR. O parlamentar não participa mais das reuniões partidárias, tampouco, seguia a linha do partido, que é da base governista de Rosalba Ciarlini. Ele, inclusive, chegou a fazer várias críticas à gestão estadual. Recentemente, até, disse que a atual gestão não tinha “moral” para cobrar redução de gastos de outros poderes, porque não conseguia economizar recursos.
“A atual gestão não tem força para promover esse diálogo (sobre as contas públicas e o corte de gastos) com os demais poderes”, analisou Kelps Lima, acrescentando que, enquanto o Governo prega a dificuldade financeira, “a governadora gasta R$ 132 mil para ir ao Rio de Janeiro e voltar”. “Falta uma postura austera que dê moral para abrir esse debate”, acrescentou.
Apesar dos motivos que levaram Kelps a solicitar a desfiliação partidária, o pedido dele já havia recebido um parecer desfavorável por parte da Procuradoria-Regional Eleitoral, que divergiu das alegações apresentadas pelo deputado, como a de que sofreria discriminação dentro do partido, de que o PR teria se desviado de seu programa partidário e até mesmo de que ele teria recebido autorização da legenda para se desfiliar.
“A mera ocorrência de divergência partidária e o descontentamento de um filiado com as decisões do partido não são suficientes para consubstanciar situação de grave discriminação pessoal”, afirmou o procurador Paulo Sérgio Rocha no parecer enviado ao TRE.
Apesar da análise da PRE, o relator do pedido na Corte Eleitoral, o juiz Carlo Virgílio, concordou com o parlamentar e votou concedendo a desfiliação partidária. O julgamento, que começou no dia 25 de julho, foi suspenso por um pedido de vistas e só nesta terça-feira continuado e encerrado.
Com da desfiliação, Kelps Lima fica autorizado a buscar outro partido, como o PP, por exemplo, até porque deverá concorrer as eleições no próximo ano – buscando a reeleição para a Assembleia Legislativa ou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.

São Gonçalo sediou IX Conferência Municipal de Assistência Social


São Gonçalo sediou IX Conferência Municipal de Assistência Social


manhã desta terça-feira (6) no Teatro Municipal. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, prestigiou o evento ao lado da titular da pasta da Assistência Social, Elza Góis, a secretária de Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, representando os demais secretários, o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcio Maia, a representante do Governo do Estado, Carmosita Nóbrega, além de funcionários, grupo de idosos e interessados no evento.
A abertura aconteceu com a apresentação cultural de adolescentes do Projovem do núcleo de Massaranduba e em seguida a Banda Municipal com a execução do Hino Nacional e Hino Municipal. A secretária de Assistência Social, Elza Góis, iniciou as oratórias e desejou uma conferência proveitosa. “Sejam todos bem vindos e que a conferência seja bastante produtiva. Em São Gonçalo, são repassados aos beneficiários do Bolsa família o valor total de R$1.470.380. O Pronatec no ano de 2012 oferecia 500 vagas, hoje, nossa meta é 1.800 vagas para os estudantes sãogonçalenses. Estamos trabalhando pelo município” finalizou.
A solenidade teve como o tema “Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS” onde o objetivo é discutir os programas que são oferecidos pelo município e sua qualidade, além de mostrar como os recursos estão sendo empregados. No final, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer, opinar e contribuir para melhorar projetos existentes e criação de outros.
“A nova assistência é uma política pública permanente, temos vários programas de nível nacional que são importantes para a população. O Bolsa família tirou 30 milhões de brasileiros da fome, um dos programas que é mais importante e que atinge a parte que mais necessita. Os que trabalham na assistência do povo e seus programas representam o elo importante para o desenvolvimento e continuidade dos projetos, por isso façam as coisas com amor”, enfatizou Jaime Calado.

dia dos pais:


amanhã:


terça-feira, 6 de agosto de 2013

O calçamento de Barro Duro foi inaugurado e o povo prestigiou o evento

O calçamento de Barro Duro foi inaugurado e o povo prestigiou o evento
Barro Duro, localidade em que o prefeito Jaime Calado foi vitorioso nas eleições de 2012. Deve-se também, para isso, considerar a importância eleitoral do seu companheiro de chapa Poti Neto. Em reconhecimento a escolha do povo por eles, simplesmente o prefeito transformou a comunidade em um canteiro de obras.
O evento realizado para comemorar a inauguração do calçamento aconteceu nesta sexta-feira (2), contou com as presenças dos vereadores Mendes, Valban, “Nino”, Rayúre, Geraldo Veríssimo, Gerson Bezerra e outros. O secretário de Juventude Esporte e Lazer, Micael Moreira, do secretário de Saúde, Jalmir Simões, da sua amada também. A Secretária Mada Maia Calado, e ainda  a médica reguladora do município Zenaide Maia, mais os secretários de Serviços Urbanos, Magnus Kébio e o de Comunicação e Eventos, Ledson França. O prefeito chegou acompanhado do secretário de Habitação, Paulo Emídio e de Obras, o engenheiro civil Alessandro.
As ações do Governo Municipal em Barro Duro se iniciaram pelo aparelhamento, reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde e da Família, o Programa de Habitação Rural, em 2010, com dez casas entregues. Agora, em 2013, o Programa Minha Casa, Minha Vida mais outras 17 casas já sorteadas. A substituição de rede com extensão de 1 000 m executada pelo SAAE. Reforma da Escola Municipal Cosme Alves de Souza. No esporte foi o incentivador da criação da Escolinha do São Paulo.
Dessas obras que fortaleceram, sobretudo, o seguimento social e educacional, quero  destacar a mais desejada por nós moradores: o calçamento da estrada principal, agora, chamada de Rua Vereador Edson Coelho da Silva. Hoje, a sua inauguração transformou o nosso sonho em realidade com empedramento concluído de 4 900 m².
O olhar administrativo do gestor municipal voltado para a nossa comunidade nos dar a garantia, apesar da nossa importância de voto não ser lá essas coisas, que a sua decisão não foi político-eleitoral, mais sim humana. “Hoje estou muito feliz por entregar aos moradores dessa comunidade o calçamento, pois quando estudante do primeiro grau também passei pelas mesmas dificuldades de vocês”, lembrou emocionado o prefeito Jaime Calado.
O prefeito já finalizando o discurso convidou a todos para continuarem na festa e para animar ainda mais ao povo de Barro Duro e das comunidades adjacentes de Tapará, Alagadiço Grande, Igreja Nova, Utinga e Rio da Prata anunciou o show do cantor romântico, que é seu amigo por mais de 30 anos, o profissional de TV e de rádio Luiz Almir.

Publicado em Notícias por Manacy Henrique

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Prefeito Jaime Calado faz acompanhamento de obras


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, reuniu a imprensa local em um café da manhã, na comunidade de Cidade das Flores, para visitar as obras do município. Além dos blogueiros, estiveram presentes alguns secretários como Jalmir Simões (Saúde), Alessandro Gaspar (Infraestrutura), Magnus Kébyo (Serviços Urbanos), Ledson França (comunicação) e Hiram Campos (adjunto da Comunicação).  
A comitiva percorreu algumas unidades de saúde em construção como a Unidade básica de Saúde da Cidade das Flores e Santo Antônio, com obras bem adiantadas, e Golandim que já foi iniciada. Daqui a 15 dias serão iniciados os trabalhos em Humaitá e Serrada. São cinco unidades totalmente construídas com um total de investimento de R$1,5 milhão, resultado dos projetos encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para inclusão no programa Requalificação das Unidades Básicas de Saúde do governo federal.  
A visita também passou pelas obras de reforma da unidade de saúde do conjunto Amarante, com uma ala já concluída. A Prefeitura de São Gonçalo iniciou as obras de reforma de 13 unidades básicas de saúde nas comunidades do conjunto Amarante, Barro Duro, Centro, Guajiru, Guanduba, Igreja Nova, Jardim Lola, Massaranduba, Poço de Pedra, Regomoleiro, Rio da Prata, Santo Antônio e Serrinha, no valor aproximado de R$ 1,6 milhão.  
A visita foi finalizada no prédio onde vai funcionar o Espaço do Empreendedor, em Novo Santo Antônio, e em seguida na nova sede da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, localizada na comunidade de Novo São Gonçalo. A construção é financiada com recursos do Orçamento Geral do Município (OGM) no valor de R$ 953.199,75. Contando com seis salas de aula, área de convivência e uma quadra poliesportiva que será iniciada, a escola está nos acabamentos finais.