terça-feira, 22 de outubro de 2013

Senador José Agripino: “Aliança com PMDB é tendência natural”


O presidente do DEM, senador José Agripino, disse que a aliança proporcional do DEM com o PMDB para as eleições de 2014 é uma “tendência natural”. Ele também afirmou que, se tiver condições políticas e eleitorais, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) terá o apoio do DEM para disputar a reeleição ao governo do Estado nas eleições do ano que vem.
As duas declarações de Agripino são conflituosas, se chocam e se inviabilizam, se for levada em consideração as palavras recentes do presidente do PMDB, deputado Henrique Alves, em entrevista reproduzida na edição desta segunda-feira de O Jornal de Hoje.
Nela, Henrique afirma “que um projeto majoritário que quer mudar o que aí está não caberia a participação do partido que está hoje nesse processo constrangedor e de profundas dificuldades para o presente e para o futuro do Rio Grande do Norte”, afirmou, se referindo ao DEM de Rosalba e Agripino, excluindo a legenda governista da aliança de candidatos a governador e a senador do Estado.
Já sobre a aliança proporcional, Henrique disse ser plenamente possível, o que, inclusive, contraria o PT, parceiro federal do PMDB no RN após o rompimento dos peemedebistas com Rosalba. Apear disso, o PMDB mantém as portas de uma coligação proporcional abertas para o DEM.
Neste sentido, Henrique deixa entrevê a possibilidade de o DEM não lançar Rosalba e apoiar o candidato da oposição. “Sem a proposta majoritária, poderá ser que o DEM venha participar, apoiando os candidatos que busquem o voto majoritário e queiram buscar os apoios possíveis e não recuse o voto para chegarmos a uma vitória”, frisou.
Para Agripino, a aliança proporcional – sem Rosalba Ciarlini, portanto, – seria a continuidade de uma realidade já existente politicamente hoje no Estado, que é a aliança entre DEM, PMDB, PR e outros partidos, como o PROS do presidente da Assembleia Ricardo Motta.
“Aliança do DEM com PMDB é prosseguimento de um fato que já existe. Com o PMDB, com o PR, com o partido ao qual o deputado Ricardo Motta se filiou. Essa é uma tendência natural de coligação proporcional. A eleição de governador, nós vamos discutir mais para frente”, avaliou.
Do Jornal de Hoje

Câmara cria comissão para apurar se houve maus-tratos no Instituto Royal

A Câmara criou nesta terça-feira (22) uma comissão externa, formada por seis deputados federais, para investigar denúncias de maus-tratos supostamente praticados pelo Instituto Royal, em São Roque (SP), a cães da raça beagle. Os trabalhos do colegiado serão coordenados pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP) será o relator.
Os outros quatro parlamentares que integrarão a comissão são: Alexandre Leite (DEM-SP), Antônio Roberto (PV-MG), Ricardo Izar (PSD-SP) e Roberto de Lucena (PV-SP).
Na última sexta (18), ativistas entraram no centro de pesquisas e levaram 178 cachorros e sete coelhos utilizados como cobaias. Segundo eles, os animais sofriam maus-tratos, o que a direção do instituto nega.
Protógenes Queiroz disse que esteve no centro de pesquisas e encontrou um cenário semelhante a um "campo de concentração". "O ambiente que eu vi lá é um ambiente de tortura. Parecia um campo de concentração nazista. Eu como delegado, e delegado está acostumado a ver pessoas esquartejadas, eu nunca me senti tão mal como me senti lá", afirmou.
O deputado afirmou que a comissão deverá elaborar um projeto de lei para proibir ou regulamentar o uso de animais em pesquisas científicas. Não há prazo para o funcionamento da comissão nem para a apresentação da proposta.
"Nosso objetivo é propor uma lei ou complementar a legislação sobre pesquisa científica com animais. Pelas informações que coletamos não se utilizam animais em pesquisas para medicamentos e cosméticos no exterior, em países desenvolvidos. A minha proposta como coordenador é de não haver nenhum tipo de pesquisa com animais", defendeu.

Prefeitura de São Gonçalo promoveu comemoração do Dia das Crianças

Crianças, adolescentes e até adultos de São Gonçalo do Amarante tiveram um final de semana de diversão e magia. Durante dois dias a Prefeitura Municipal realizou a comemoração do Dia das Crianças. Foram quatro locais de festa para atender a criançada do município, sendo sábado (19) nos ginásios de esportes de Jardim Lola e conjunto Amarante e no domingo (20) nos ginásios de esportes de Santo Antônio do Potengi e Centro. O prefeito Jaime Calado prestigiou todas as festividades, acompanhado da filha Mada Maia Calado e as netas Valentina e Cecília.

O evento teve a realização da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) e contou com o envolvimento das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Comunicação e Eventos, Fundação Cultural Dona Militana, Serviços Urbanos e Secretaria Extraordinária, todas contribuindo para mais um ano de sucesso, agradando baixinhos e altinhos.

Para receber milhares de crianças, de diversas partes do município, foi montada uma programação com brincadeiras e disputas entre os pequeninos que foram premiados com brinquedos. A Prefeitura Municipal também ofereceu gratuitamente pipoca, picolé e algodão doce para crianças e acompanhantes. No Centro de São Gonçalo, que concentrou famílias de todas as comunidades, os brinquedos infláveis, cama elástica e trenzinho fizeram a festa da meninada.

A programação também foi enriquecida com a apresentação do espetáculo “Baú das Histórias Infantis”, da Ágile Entretenimentos, que mostrou a magia dos contadores de história e os personagens que mexem com imaginário infantil. Crianças e adultos se divertiram com o “Toy Story”, “Gummy Bear”, “Backyardigans”, “Mickey e Mine”, a “Baratinha Carochete” e “Cocoricó”.

Maria Dalva, moradora do Novo Amarante, levou as duas filhas e ficou encantada com a organização. “Tá tudo muito organizado. Ver a alegria das minhas filhas, que estão tendo uma tarde diferente, é realmente gratificante. A cada ano a prefeitura faz essa festa que é muito bom pra os nossos filhos”, declarou.

festa de São Benedito:


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

São Gonçalo:


URV é campeão da etapa Santo Antônio do Campeonato de Futsal
O Campeonato Municipal de Futsal de São Gonçalo do Amarante definiu na noite desta terça-feira (8) o primeiro finalista da competição. Na disputa pelo primeiro lugar do grupo “B” o URV enfrentou a equipe RF Barreiros e venceu a final da Etapa Santo Antônio pelo placar de 4x3.
A partida aconteceu no Ginásio de Esportes de Santo Antônio e contou com a presença do titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira e a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, na ocasião representando o prefeito Jaime Calado, que está em viagem à China. O vereador Eudócio Motta também prestigiou o evento.
Além de troféus e medalhas para o campeão e vice, foram premiados o goleiro menos vazado, o artilheiro e a equipe mais disciplinada da etapa. O URV recebeu a premiação em dinheiro de R$ 2 mil e o RF Barreiros levou mil reais.
O melhor do grupo “B” vai aguardar agora o resultado das outras chaves para a decisão do campeão geral do campeonato. Nesta quarta-feira (9), acontece a final do grupo “A” com o confronto entre Fifa x Diversos, no Ginásio de Esportes Vereador Aildo Mendes (Centro), a partir das 19h30.

São Gonçalo:

Crianças do PETI de São Gonçalo disputam concurso de soletração
As crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de São Gonçalo do Amarante participaram de mais uma edição do concurso de soletração, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania. O Soletrando, edição 2013, teve inicio no começo de setembro desse ano nos quatro núcleos do Peti (Massaranduba, Serrinha, Santa Terezinha e Guajirú), onde foram definidos os finalistas representantes.
Cerca de 400 crianças participaram da atividade que mistura diversão com objetivo educativo. O primeiro lugar ficou para o núcleo de Guajirú, cujo o vencedor, Mário Sérgio de Oliveira Neto, foi premiado com um Tablet, seguido dos candidatos de Serrinha, Santa Terezinha e Massaranduba, que  ganharam o prêmio de participação.  Grupos de crianças de cada núcleo ainda fizeram apresentações culturais no evento.  
“Quando se fala em criança a energia é contagiante. Muito orgulhosa em fazer parte dessa equipe. Essa “brincadeira” é uma ferramenta primordial para o desenvolvimento da leitura e escrita” finalizou Jane Oliveira, secretária da SEMTASC.  
O prefeito Jaime Calado, participou do evento antes de viajar para a China, e  levou sua palavra de incentivo aos presentes e os parabenizou. “Quero parabenizar pelo trabalho que é desenvolvido nos núcleos. Estamos aqui para trabalhar para vocês, apostamos e acreditamos que vocês terão um futuro brilhante, basta dedicação e estudo” enfatizou.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Agripino age como Avestruz para não responder sobre apoio a Rosalba


O senador José Agripino Maia, presidente nacional do Democratas, não está nem aí para seus liderados. Na última sexta-feira (4), três deputados estaduais – Getúlio Rêgo, José Adécio e Leonardo Nogueira – cobraram do senador uma definição sobre o apoio ao projeto de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Do alto de sua liderança em quarto minguante, José Agripino Maia disse: “definição de alianças majoritárias só será discutida no ano da eleição majoritária”. Ou seja, Agripino empurrou com a barriga. E deixou sem resposta seus fiéis liderados.
Diante do caos estabelecido na gestão de Rosalba Ciarlini, única governadora do DEM, o senador Agripino age como a avestruz que coloca a cabeça na terra para fugir da realidade. Agripino também deu uma de avestruz no desastre chamado Micarla de Sousa na Prefeitura de Natal, de tenebrosa memória. José Agripino não está preocupado com a reeleição de Rosalba. Isso é problema do marido dela e governador de fato, Carlos Augusto Rosado.
José Agripino está preocupado com a reeleição do filho, deputado federal Felipe Maia. Primeiro, Agripino precisa resolver o futuro do filho e criar uma estratégia política para sonhar com a própria reeleição ao Senado em 2018. E José Agripino só vislumbra um meio: seguir a reboque do prestígio político alcançado por Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados.
Henrique Alves é a árvore onde todo político pragmático pretende se encostar ou se abrigar. José Agripino quer estar debaixo da árvore frondosa do atual presidente da Câmara dos Deputados, usufruindo da sombra e dos frutos em forma de cargos, verbas e emendas da relação com o poder central. José Agripino Maia não vai largar o pé de Henrique Alves para apostar um centavo na candidatura de Rosalba ou de quem quer que seja antes de resolver a vida dele e do filho.Por conta disso, os deputados do DEM ficaram sem resposta e vão ter que aguardar os acertos do senador.
Ontem (7), em entrevista coletiva, a governadora Rosalba Ciarlini mostrou-se satisfeita com as palavras de Agripino: “o presidente do DEM disse que só vai decidir em 2014″. Ela fala como se houvesse qualquer chance de Agripino apoiá-la ou dar-lhe a legenda para concorrer à reeleição. Pobre, Rosalba. José Agripino Maia quer distância da impopularidade.
Por Diógenes Dantas

POLITICA: O PSB no RN quer fazer um Samba do Crioulo doido

Muito se tem falado numa eventual aliança majoritária entre o PMDB do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, e o PSB da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com vistas as eleições do próximo ano. Isso não chega a ser nenhum fato novo. Desde que se especulou a possibilidade de Henrique ser candidato a governador – isso bem antes do incidente com o avião da FAB – Wilma e sua filha, deputada Márcia Maia, tomaram a iniciativa de ir falar com o peemedebista sobre a possibilidade de uma aliança. Naquela época o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB apenas ensaiava uma candidatura à Presidência da República. Hoje a situação é diferente. Independente de ser ele ou Marina Silva, que se filiou a legenda no último sábado, fato é que o PSB terá candidatura própria à sucessão Presidencial. Vejo aí já um grande complicador, até porque o PSB saiu do governo Dilma, mas o PMDB continua, inclusive com Garibaldi Alves ministro de Estado.
Muito se comenta que na eleição passada o PMDB ficou dividido. O deputado Henrique Alves, candidato a reeleição, apoiou o então governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) que se candidatou também a reeleição. O senador Garibaldi Alves, outro que se candidatou a reeleição, apoiou a hoje governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Certo! ocorre que na eleição passada o PMDB não tinha candidato próprio á Presidência da República e apoiou Dilma Ruosseff como fará novamente em 2014. A título de lembrança, mesmo apoiando Rosalba para o governo, Garibaldi quando Dilma esteve em Natal para participar de um comício em prol da candidatura de Iberê – nesta eleição o PSB também apoiou Dilma – subiu no mesmo palanque. Dilma chegou a dizer no comício que ali tinha três candidatos ao Senado que lhe apoiavam: Hugo Manso (PT), Wilma de Faria (PSB) e Garibaldi Alves (PMDB).
Aos incautos ressalto que nas eleições de 2014 a situação é completamente diferente. O PSB terá candidato próprio à Presidência da República, assim como o PT – candidatura a reeleição de Dilma – que contará novamente com o apoio do PMDB. Portanto, isso implica em dizer que Wilma não poderá acender uma vela à Deus e outra ao diabo. Ou seja: se o seu partido contará com candidatura própria, é evidente que ela não poderá jamais subir no palanque do PMDB, que diz que terá candidato a governador e apoia Dilma à reeleição. Desta forma, a única possibilidade de o PSB de Wilma se unir ao PMDB de Henrique é na chapa proporcional, sobrando à Wilma uma candidatura a deputada federal.
Pouco provável, embora Wilma deseje isso, é o PMDB dos Alves, sobretudo de Garibaldi, apoiar uma candidatura de Wilma de Faria ao Senado, hoje sua maior adversária política no estado. Além, claro, das dificuldades que já externei. Como poderia uma chapa majoritária ter um candidato a governador que apóia a reeleição da presidenta Dilma e uma candidata ao Senado que apóia um candidato à Presidência da República pelo PSB. Nem Dilma Ruosseff aceitaria isso nem Eduardo Campos, e muito menos o eleitor. Seria um verdadeiro Samba do Crioulo doido.
Ah, ia esquecendo: mesmo que Wilma apoie Dilma por debaixo do pano, sim, porque a foto da semana passada indica isso – clique aqui para ver -, mesmo assim, pra todos os efeitos o partido do qual ela é dirigente maior no estado, o PSB, terá candidato próprio à sucessão Presidencial e, claro, Eduardo Campos gostaria de vê-la em seu palanque no Rio Grande do Norte. E aí, como é que fica? A conferir!
Acesse o blogdobarbosa http://blogdobarbosa.jor.br/novo/

O PT de Eraldo Paiva fica isolado no troca-troca de partido realizada em São Gonçalo do Amarante


O PT de Eraldo Paiva fica isolado no troca-troca de partido realizada em São Gonçalo do Amarante
A mudança de partido, que pode ser considerada um carnaval fora de época do calendário eleitoral brasileiro, para o Partido dos Trabalhadores (PT) de São Gonçalo do Amarante foi um golpe e as suas consequências políticas, partidárias e eleitorais foram jogadas para as eleições de 2016.
Hoje, Eraldo Paiva está blindado pela pré-candidatura de deputado estadual, o vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), que é também o presidente no plano estadual, não vai sentir politicamente o desenlace da coligação entre o PT e o PDT.
Já o vereador Adelson Martins está decidido procurar o prefeito e dividir com ele essa responsabilidade, ou seja, não dará um passo sem a orientação de Jaime Calado. Faz muito bem, pois se trata de um gesto de respeito e consideração do aconselhado.
Está aí um novo cenário político que se deve a perda de dois vereadores  do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que tem como comandante o economista Silvério Araújo, para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), inclusive terá também a adesão do vereador “Nino”. Tudo leva a crer que o presidente da Comissão Provisória será Raimundo Nonato de Queiroz.
Esse giro político de 360° que, de certa forma, ajudou a mudar o quadro partidário da base aliada que dar sustentação na Câmara Municipal ao governo, além de facilitar o trabalho do presidente da Casa Legislativa, Geraldo Veríssimo de Oliveira, também ameniza a articulação para as votações de interesse da administração.
Publicado em Notícias por Manacy Henrique.

IMAGENS DA POSE DE POTI NETO COMO PREFEITO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE.