quinta-feira, 31 de março de 2016

São Gonçalo vai sediar competição de Karatê no mês de abril

O município de São Gonçalo do Amarante recebe no próximo mês o III Campeonato São-gonçalense de Karatê. A competição é promovida pela Federação Potiguar de Karatê e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

A competição será realizada nos dias 09 e 10 de abril. O ginásio onde acontecerá o evento ainda será definido pelos organizadores. A equipe de São Gonçalo do Amarante contará com dois campeões mundiais, Célio Bandeira e o Lucas Oliveira. As delegações que já confirmaram presença são das cidades de: Natal, João Câmara, Jandaíra, Macau, Pendência, Alto do Rodrigues, Martins, Mossoró, Tangará, Serra Caiada, Boa Saúde, São José do Campestre, Monte Alegre, Parnamirim e Extremoz.

Inserido no calendário esportivo do município a expectativa dos organizadores é que o campeonato conte com a presença de 300 atletas e a arquibancada esteja mais uma vez lotada para acompanhar as competições. O evento vem se tornando um dos maiores do Norte/ Nordeste. Para mais informações sobre o evento pode entrar em contato com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer pelo telefone: (84) 3278-3584.

Prefeitura de São Gonçalo promoveu lançamento do “CD Canta São Gonçalo”

Artistas foram homenageados com a Comenda do Mérito Cultural Dona Militana

O Teatro Municipal foi palco de uma grande noite para os artistas são-gonçalenses. O lançamento do “CD Canta São Gonçalo” e a entrega da Comenda do Mérito Cultural Romanceira Dona Militana movimentaram a cultura do município na noite de ontem (30). O Prefeito Municipal, Jaime Calado prestigiou a solenidade ao lado do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique e o vice-presidente Alexandre Santos.

Realizado pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, o evento reuniu artistas do município nas mais diversas manifestações culturais como teatro, dança, música, artesanato e personalidades homenageadas. Foram entregues 35 Comendas do Mérito Cultural Romanceira Dona Militana para artistas que contribuem e contribuíram para a história e cultura do município em diversas áreas. O Coral Municipal e o ator e diretor do Teatro Municipal, Gleydson Almeida, fizeram as apresentações artísticas.

Paralelamente foi lançado o “CD Canta São Gonçalo” que conta com a participação de mais de 30 cantores, compositores e instrumentistas, sendo que a escolha aconteceu através da apresentação de uma música que mostrasse os costumes, tradições, ou seja, a poesia deveria conter traços de identificação com São Gonçalo do Amarante/RN. O objetivo do projeto, idealizado pelo cantor e compositor local França D’lima, é que o povo são-gonçalense conheça um pouco mais de sua própria história, bem como os novos moradores da cidade, e que os exemplares sejam utilizados nas escolas do município como instrumento pedagógico sobre as manifestações culturais da terra.

 “Estamos procurando fazer com que o víeis cultural cresça na velocidade do crescimento econômico e social do município. Parabéns para todos que fazem a cultura e os que já fizeram porque foi com eles que vocês aprenderam. A minha admiração, respeito e parabéns aos homenageados, aos artistas que fizeram esse grande CD. Viva a Cultura de São Gonçalo”, finalizou o prefeito Jaime Calado. 

Os secretários  Micael Moreira (Esporte), Jane Oliveira (Assistência Social), Paulo Emídio (Habitação), Ledson França (Comunicação), além dos vereadores Valda Siqueira, Geraldo Verissimo, e o presidente da Câmara, Raimundo Mendes também estiveram presentes. 
 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Isolada, Dilma vê avanço da ‘solução Temer’ e faz do Planalto um bunker



A palavra de ordem “Não vai ter golpe” ecoa cada vez mais alta dentro do Palácio do Planalto. Cercada por protestos no entorno da Presidência da República e prestes a ver o PMDB, o maior partido aliado, desembarcar, Dilma Rousseff tem feito da sede de seu Governo um bunker de apoio. Nas últimas semanas qualquer ato público do qual ela participa, a claque de petistas e de sindicalistas está lá para dar esse suporte, que repercute na NBR – a TV estatal – nas mídias sociais e serve como pano de fundo para reportagens de emissoras de televisão. Enquanto, do lado de dentro, o Planalto tenta reter parte da sua base de apoio e evitar o impeachment, do lado de fora o PT divulga agenda de atos em universidades contra o processo de destituição e anuncia para 31 de março uma nova mobilização nacional com o objetivo de se colar ao simbolismo da data do golpe de 1964.

Fundação Cultural Dona Militana vai lançar “CD Canta São Gonçalo” e homenagear artistas locais

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, e o Centro de Pesquisa Coco do Calemba realizam na próxima quarta-feira (30), às 19h, no Teatro Municipal, o lançamento do “CD Canta São Gonçalo”.

O objetivo do projeto, idealizado pelo cantor e compositor local França D’lima, é que o povo são-gonçalense conheça um pouco mais de sua própria história e que seja utilizado nas escolas do município como instrumento pedagógico sobre as manifestações culturais da terra.

O CD produzido por França D’lima e que também fez os arranjos junto com Isack Rangel e Nivaldo Barbosa conta com vários estilos musicais como: música folclórica tradicional, baião, xaxado, xote, ciranda, côco de roda, rap e rock, todos de autoria de compositores são-gonçalenses.

Durante o evento acontecerá também a entrega da Comenda do Mérito Cultural Romanceira Dona Militana para artistas das mais diversas manifestações culturais como teatro, dança, música, artesanato e personalidades da Cultura de São Gonçalo.  

sexta-feira, 18 de março de 2016

Planalto teme que Supremo Tribunal Federal devolva Lula para Moro

A presidente Dilma Rousseff ficou preocupada ao saber que, além das perguntas feitas na primeira instância do Judiciário, a nomeação de Lula para a Casa Civil é questionada em dezenas de ações protocoladas no Supremo Tribunal Federal. O nervosismo da presidente aumentou quando foi informada de que sete dessas ações encontram-se sobre a mesa do ministro Gilmar Mendes. O maior receio é que o magistrado devolva o investigado para Curitiba, aos cuidados de Sérgio Moro.
“Acho extremamente preocupante tudo o que se engendrou, […] a tentativa notória de fugir da jurisdição do juiz natural, que no caso é o juiz Moro, de Curitiba. Isso tem aspectos concernentes, em tese pelo menos, a eventual infração de responsabilidade. Ou mesmo questões de índole penal. Isso tem que ser, claro, examinado com o maior cuidado possível. Mas é evidente que não se trata de um ato normal, tanto é que está provocando tanta especulação e tanto debate.”, afirmou Mendes.
Na sessão em que o Supremo confirmou o rito processual do impeachment, Gilmar fez comentários pesados sobre a conversão de Lula em ministro de Dilma.
Para um auxiliar de Dilma, segundo o colunista Josias de Souza, do portal UOL, “as observações do Gilmar Mendes se parecem muito com um pré-julgamento.” Ele acrescentou: “Só espero que o Gilmar divida sua decisão com o plenário do Supremo.''

Manifestação

O Partido dos Trabalhadores confirmou a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em manifestação marcada para as 16h desta sexta (18) em São Paulo. O evento, chamado de Ato em Defesa da Democracia, dos Direitos Sociais e contra o Golpe, será na Avenida Paulista, com concentração em frente ao Masp. 

Secretaria de Administração disponibiliza comprovante de rendimentos para servidores públicos

Está disponível no site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN o Comprovante de Rendimentos 2015 para os servidores públicos municipais. O documento é necessário para o contribuinte declarar o Imposto de Renda 2016.

Através do endereço eletrônico: www.saogoncalo.rn.gov.br o funcionário público pode entrar no Portal do Servidor e acessar o sistema utilizando o número da matrícula e a senha cadastrada. O servidor que não conseguir acessar o Portal do Servidor ou não tiver senha cadastrada deve comparecer a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, que fica na Avenida Coronel Estevam Moura, S/N, Centro - São Gonçalo do Amarante.  Mais informações também pelos telefones: (84) 9924-6623/9105-3384.


 

Jaime Calado recebe Prêmio Sebrae-RN Prefeito Empreendedor 2016

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Jaime Calado, foi agraciado na tarde desta quinta-feira (17) com o IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira – Categoria Desburocratização e Formalização.  A Prefeitura de São Gonçalo apresentou o projeto “Desburocratização em Ação, Fomentando Negócios”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A solenidade aconteceu no auditório do Sebrae-RN e contou com a presença do superintendente da instituição Zeca Melo, o senador Garibaldi Alves e outras autoridades.

A premiação visa reconhecer prefeitos potiguares que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Concorreram 47 municípios do Rio Grande do Norte finalistas  com projetos na etapa estadual da premiação, que leva o nome do governador Cortez Pereira. No estado, a premiação é dividida nas categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais e Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; e Inovação e Sustentabilidade.  

“Quero agradecer ao Sebrae que nos ensina pelo exemplo e nos inspira pelas ideias e pelo otimismo dos seus dirigentes, que criam um ambiente favorável às empresas e despertam em nós prefeitos a criatividade, e nós sabemos como é importante criar um clima favorável para a empresa existir. Toda vitória tem que ser com trabalho e para o trabalho, mesmo num momento difícil como o que estamos presenciando. Mas nós estamos aqui para agradecer e dizer que a criatividade do nosso povo, a responsabilidade dos homens e mulheres de bem vão superar essa crise. Essa chama de otimismo e esperança que o Sebrae espalha aqui vai inspirar essa e outras gerações para o país se torne melhor a partir dos municípios.
 
Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que ocorre a cada dois anos, é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Saúde de São Gonçalo realizou mobilização de prevenção e combate ao Aedes aegypti em Jardim Lola


A manhã da sexta-feira (11) foi diferente para os moradores do Bairro de Jardim Lola. A mobilização de combate ao mosquito Aedes agypiti envolveu a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Vigilância em Saúde, Serviços Urbanos, Departamento de Trânsito, Fundação Cultural Dona Militana, Arraial Coração Nordestino, Banda Fênix, Banda de Escoteiros e moradores que foram às ruas para incentivar, informar e alertar aos moradores sobre a necessidade de prevenir a Dengue, Chikungunya e Zika.

O prefeito Jaime Calado, os secretários Jalmir Simões (Saúde), Paulo Emídio (Habitação), Flávio Henrique (Cultura), Leonardo Medeiros (Desenvolvimento Econômico), Wagner Rocha (subsecretário de Tecnologia da Informação) estiveram presentes no evento.A caminhada envolveu ainda servidores das Unidades Básicas de Saúde do Mangueirão, Jardim Lola e Humaitá. Os participantes do projeto entregaram panfletos informativos, recolheram lixo, conversaram com a população e fizeram muito barulho para chamar atenção para este grave problema de saúde pública.

Plano São Gonçalo 2026 foi apresentado em Uruaçu

O prefeito Jaime Calado participou uma reunião realizada na última quinta-feira (10) na comunidade de Uruaçu com a participação de representantes e líderes comunitários, desta e de outras comunidades como Coqueiros, Pajuçara e Jacaraú. No encontro foi apresentada a proposta do Plano de Desenvolvimento São Gonçalo 2026. Secretários municipais de diversas pastas da administração  estiveram presentes.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de  opinar sobre as melhorias e ações necessárias para o bem-estar da população. Também foram distribuídos os formulários para o preenchimento com as sugestões populares que vão compor o plano. Conheça mais detalhes acessando o site: www.amarante2026.com.br.

#planosaogoncalo2026
#saogoncalomaisdesenvolvido

Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos vai ganhar uma Unidade Básica de Saúde

A prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura, retomou a construção da Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio II – Residencial Ruy Pereira dos Santos. 
 
A Unidade Básica de Saúde em obras tem capacidade para abrigar duas equipes do Programa de Saúde da Família –PSF, e localiza-se ao lado do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos, programa  Minha Casa Minha Vida, onde foram entregues 600 moradias. O residencial comportará cerca de 7.000 pessoas que irão usufruir dos serviços de saúde no local próximo a sua residência.
 
A construção faz parte das seis novas Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas no município. As comunidades de Santa Terezinha, Jardim Lola, Uruaçu, Novo Amarante e Novo Golandim também serão beneficiados. A obra da UBS de Santo Antônio II é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal no valor de aproximadamente R$ 512 mil. O processo de colocação da laje está sendo realizado pela equipe que trabalha no local. A previsão de entrega é de dois meses.
 
 

quinta-feira, 10 de março de 2016

Oficina de Criatividade Teatral desperta interesse dos jovens de São Gonçalo


No último sábado (5), a Fundação Cultural Dona Militana iniciou as atividades da “Oficina de Criatividade Teatral”. Os alunos foram recepcionados pelo presidente da instituição, Flávio Henrique e o idealizador do projeto e professor Manoel Ferreira, artista local e conhecido como Ferreirinha. O objetivo do projeto é descobrir o potencial artístico dos são-gonçalenses e despertar o gosto pela atuação. A oficina oferece técnicas como improviso, dramaturgia, cena, criatividade e atividades teatrais.
 
“Inicialmente disponibilizamos 30 vagas, mas resolvemos ampliar para receber mais alunos. Tivemos nossa primeira aula que foi muito boa. Acredito que os alunos gostaram bastante e vão comparecer mais empolgados ainda no próximo sábado. Após a conclusão das 50h iremos apresentar um espetáculo para que o público possa conhecer e avaliar o nosso projeto", afirmou Manoel Ferreira.
 
O curso acontece aos sábados, das 8h às 12h, com a carga horária total de 50h. Foram disponibilizadas 40 vagas para jovens e adultos com idade a partir dos 14 anos. Para quem deseja participar do curso ainda há vagas a serem preenchidas. Os interessados devem procurar hoje mesmo a equipe da Fundação Cultural para realizar a inscrição no Teatro Municipal.

Estudantes do IFRN vão produzir documentário sobre o desenvolvimento de São Gonçalo

Na manhã desta quarta-feira (09) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Gonçalo do Amarante recebeu estudantes do 2 º ano do curso integrado em Comércio do IFRN, Campus  Zona Norte, para uma visita técnica.

O objetivo da visita foi para obtenção de dados que vão resultar na produção de um documentário sobre a urbanização de São Gonçalo do Amarante. Os alunos, acompanhados pela professora Maria José, foram recepcionados pela secretária adjunta da SEMDET, Gisele Moura e pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hélio Duarte e pelo agente de desenvolvimento, Josafá Faustino.

Na ocasião, os gestores apresentaram aspectos econômicos, estruturais e culturais, bem como as ações desenvolvidas pelo Espaço do Empreendedor que estão fazendo a diferença na vida das pessoas no município de São Gonçalo promovendo a geração de emprego e renda.

Outro assunto de destaque abordado pelos estudantes foi o impacto do Aeroporto Internacional na economia, crescimento habitacional, empregos e preservação do meio ambiente, além dos reflexos do crescimento do município que integra a Região Metropolitana de Natal.

A professora Maria José definiu a visita técnica e as informações repassadas como bastante enriquecedoras para o trabalho que os alunos estão desenvolvendo. O estudo realizado pelos alunos do curso integrado em comércio inclui os principais municípios da Região Metropolitana de Natal.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Educação de São Gonçalo anuncia reajuste de 11,36% para os professores

A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante anunciou na manhã desta quarta-feira (2) o percentual de reajuste para os professores de nível médio e superior da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário de Educação, Abel Soares, o aumento será de 11,36% e o pagamento será retroativo aos meses de janeiro e fevereiro de 2016. O titular da Educação informou ainda que os professores já receberam nos salários referentes a fevereiro o pagamento do 1/3 de férias.  
 
“O município de São Gonçalo garante o reajuste de 11,36% nos salários, mesmo tendo uma queda significativa no Fundeb. Só para vocês terem uma ideia tivemos uma perda de 5%, no primeiro bimestre desse ano, comparando ao mesmo período de 2015. É uma decisão muito corajosa conceder um aumento salarial nesse cenário de crise e perdas, mas o prefeito Jaime Calado autorizou o reajuste por que uma das prioridades da educação é a remuneração dos professores”, afirmou Abel Soares.
 
Abel informou ainda que o reajuste vai acarretar um acréscimo na folha de pagamento da Educação de aproximadamente R$ 230 mil. A Rede de Ensino de São Gonçalo é composta por 56 escolas, distribuídas entre os segmentos da Educação Infantil (incluindo sistema de creches), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, totalizando 13 mil alunos matriculados nas unidades educacionais.
 
O município oferece o ensino de tempo integral em três unidades escolares: Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Joaquim de Almeida (Centro), Escola Municipal Nilton Pessoa de Paula (Comunidade de Belo Horizonte) e na Creche Padre Thiago Thiesen (Plaza Garden), além disso, 26 escolas oferecem atividades escolares em dois turnos. A merenda escolar é de qualidade e o transporte garantido pela Prefeitura beneficia 6 mil alunos e  professores.  
 
A tecnologia é um aliado importante no ensino em São Gonçalo. A implantação do Portal Educativo Clickideia oferece ferramenta digital para auxiliar o aprendizado em sala de aula com educação online e atividades lúdicas com auxilio da internet. Há também as Mesas Interativas que ajudam na coordenação motora, raciocínio lógico, interação e assimilação mais rápida. As escolas municipais ganharam 34 laboratórios de informática e todas as escolas das Zonas Urbana e Rural possuem internet banda larga.  
 
 

Prefeitura de São Gonçalo disponibiliza profissionais para reforçar atendimento no Hospital Belarmina Monte

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou a partir desta quinta-feira (3) uma equipe para dar suporte ao Hospital Maternidade Belarmina Monte, localizado no Centro do Município. 
 
A decisão foi tomada durante uma reunião entre o prefeito municipal Jaime Calado, o secretário de Saúde, Jalmir Simões e o diretor do Hospital Belarmina Monte, Marcelino Brito. Ficou decidido que devido ao momento epidêmico que se instalou no estado, atingindo os municípios, com as viroses e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti, foi autorizado pelo gestor municipal mais um médico na escala de plantão, assim como mais duas enfermeiras e dois técnicos de enfermagem para a emergência do pronto socorro.
 
A demanda do hospital tem crescido gradativamente e para reforçar o atendimento a equipe estará presente de segunda a sexta, em horário diurno, para dar suporte aos funcionários existentes. As enfermeiras que estão sendo cedidas poderão também referenciar algo simples para as Unidades Básicas de Saúde como solicitação de exames. A equipe iniciou o trabalho na manhã desta quinta-feira (3) e tem previsão de permanência, inicialmente, de trinta dias. 
 
“O prefeito entendeu que no momento era de suma importância a gente apoiar mais uma vez o hospital. Continuamos insistindo e pedindo a população que nesse momento de chuva as pessoas cuidem e redobrem a atenção em suas casas, terrenos e residências. A prefeitura esta fazendo todo o seu trabalho através das secretarias. Os nossos agentes de endemias, atenção básica e  conscientização da população trabalham na prevenção e combate. Esse momento requer a colaboração coletiva de todos os profissionais. As Unidades Básica de Saúde estão aptas a receber e atender os pacientes”, afirmou Jalmir Simões, secretário de Saúde.
 
O Hospital Maternidade Belarmina Monte é administrado pela Fundação São Camilo e tem a Prefeitura de São Gonçalo como principal parceiro. O município repassa mensalmente para a instituição R$ 660 mil, sendo R$ 330 mil de recursos federais e R$ 330 mil recursos próprios.
 

Nova Zelândia é campeão da 3ª Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal

A 3ª Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal chegou ao final na noite do último sábado (5). A disputa aconteceu entre a equipe do Nova Zelândia e Os Humildes, no ginásio Senador Luiz de Barros, localizado em Santo Antônio do Potengi. O prefeito municipal Jaime Calado prestigiou o evento ao lado dos secretários Micael Moreira (Esporte) e Paulo Emídio (Habitação), além da vereadora Arlete Paiva e um grande público que vem prestigiando o esporte local.
 
Organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e a Liga São-gonçalense de Futsal, o campeonato tornou-se tradição e há 3 anos abre o calendário esportivo do município. Durante a competição foram 16 equipes em busca da premiação de R$ 4.500, além de troféu e medalhas.
 
A jovem equipe do Nova Zelândia levou a melhor e venceu o time Os Humildes pelo placar de 6x2, garantindo o título de campeão da 3ª Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal 2016 e a premiação de R$ 3mil. O time vem se destacando e chegando às finais dos principais campeonatos do município. O vice-campeão, Os Humildes, levou o prêmio de R$1.300. Foram premiados também com quantia de R$ 100 cada, o artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado. A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante apoia e incentiva o esporte amador municipal.