Sua origem está ligada ao massacre de Uruaçu, quando os holandeses, em 1645, dizimaram todos os habitantes do Engenho Potengi. DePernambuco, foram enviados os portugueses Ambrósio Miguel do Serinhaém e Pascoal Gomes de Lima que, com suas famílias, refundaram o povoado às margens do Rio Potenji, próximo ao local do massacre, onde instalaram uma capela em homenagem a São Gonçalo de Amarante.
Religião
A cidade tem uma característica que chama atenção, a religiosidade. Para se ter uma dimensão da fé da população, São Gonçalo do Amarante possui 42 padroeiros.[7] Atualmente, possui como a sua principal atração o Monumento dos Mártires que foi inaugurado em 5 de dezembro de 2000 sendo um altar todo em concreto, construído para a celebração de missas.
[editar]Economia
Possuindo uma área territorial de 251 km², o município está vivendo um intenso processo de conurbação à capital do estado, Natal, devido à construção do Aeroporto Internacional de Natal/São Gonçalo do Amarante principalmente - que está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina.
A Coteminas possui uma grande unidade industrial no município, instalada na divisa com a cidade de Natal, as margens da BR-406.
Nenhum comentário:
Postar um comentário