quinta-feira, 28 de abril de 2016

Habitação de São Gonçalo vai sortear apartamentos dos Condomínios IV e V do Residencial Dr. Ruy Pereira

A Caixa Econômica Federal encaminhou para a Secretaria de Habitação de São Gonçalo do Amarante/RN uma nova listagem contendo os nomes dos contemplados do Condomínio IV do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos, portanto, além de sortear os apartamentos do Condomínio V o órgão resolveu inserir mais essa lista do Condomínio IV também no sorteio que irá acontecer nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, no ginásio de esportes de Santo Antônio do Potengi.

As equipes da Habitação já estão trabalhando na mobilização dos beneficiários que podem se deslocar até a secretaria para confirmar os nomes na lista ou acessar o endereço eletrônico: www.saogoncalo.rn.gov.br. É importante esclarecer que da lista com os 300 contemplados do Condomínio IV a Caixa liberou apenas 249 nomes, ficando 51 nomes ainda em análise para liberação posterior, possivelmente na próxima semana. 
Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone: (84) 99621-7007.
 

Planalto prepara rito para recebimento da notificação de impeachment

A poucos dias de deixar o gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseffalterna momentos em que fica mais reflexiva com outros, mais frequentes, as habituais explosões de impaciência com quem está a seu lado.
Assessores dela avaliam a legislação para saber como deve ser o ato em que ela receberá a notificação do Senado, caso seja confirmado seu afastamento – se será ou não uma cerimônia aberta, como foi no caso de Collor. E também, por onde ela sairá – se pelo elevador privativo ou se descerá a rampa. Até aqui, não há previsão de que familiares estarão com ela nesse momento.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Raimundo Lira é eleito para presidir comissão do impeachment



 comissão do impeachment no Senado, que iniciou sua primeira reunião na manhã desta terça-feira (26), elegeu o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) para presidir o colegiado. O relator também deve ser definido nesta sessão. Na segunda (25), o Senado elegeu os 21 membros titulares da comissão e os 20 suplentes que vão analisar o processo contra a presidente Dilma Rousseff.

PMDB, partido com o maior número de senadores, já havia indicado Lira para a presidência. A indicação foi bem aceita por oposição e governo. Mas o PSDB, que integra o segundo maior bloco do Senado, quer indicar o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria, o que vem sendo contestado por parlamentares governistas.
O tucano ficaria responsável por elaborar parecer pela admissibilidade ou não do processo. Se for instaurado o procedimento de impeachment, Dilma terá que se afastar da Presidência por 180 dias. Também cabe ao relator elaborar parecer final sobre o mérito das acusações, recomendando ou não a cassação do mandato.
Antes da eleição, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou uma questão de ordem para que fosse incluído, entre a lista dos autores da denúncia, o nome do advogado Flávio Henrique Costa Pereira, que é advogado do PSDB.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), em resposta, afirmou que o advogado apenas representava os autores da denúncia, por isso, não deveria ser incluído entre os autores da denúncia. Cunha Lima chamou de "chicana", tentativa de criar dificuldade, a questão de ordem de Vanessa Grazziotin.
O presidente da comissão, Raimundo Lira, indeferiu a questão de ordem, argumentando que o fato de Flávio Henrique Costa Pereira representar os autores da denúncia – Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal – “não faz com que ele seja denunciante”. Lira acrescentou que “não cabe ao Senado alterar os termos da denúncia enviada pela Câmara, mas simplesmente julgá-la procedente ou improcedente”.
Vanessa Grazziotin decidiu, então, recorrer da decisão do presidente. Diante disso, a questão de ordem foi colocada em votação pelos integrantes da comissão. A maioria dos parlamentares, no entanto, decidiu manter a decisão de Lira.
Relatoria
Antes da eleição do relator, Raimundo Lira respondeu a uma questão de ordem apresentada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) na sessão de segunda-feira (25), no plenário do Senado.
Gleisi queria que fosse declarada a suspeição do senador Anastasia para ocupar a relatoria, uma vez que ele integra um partido, o PSDB, que publicamente manifesta apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Raimundo Lira negou o pedido da senadora petista, alegando que nem Anastasia nem o PSDB são autores da denúncia, o que não impediria que o tucano ocupasse a relatoria. Lira argumentou que, pelo entendimento do pedido apresentado por Gleisi, senadores não poderiam relatar projetos de colegas do mesmo partido, nem senadores governistas poderiam relatar projetos enviados pela Presidência da República.
Trâmite do processo
A partir da instalação da comissão especial, prevista para esta terça-feira, o relator terá 10 dias úteis para elaborar um parecer pela admissibilidade ou não do processo de impeachment. O relatório é votado na comissão e, depois, submetido ao plenário. A oposição quer concluir a votação no plenário entre os dias 11 e 15 de maio.
Para que Dilma seja afastada por até 180 dias, basta o voto da maioria – 41 dos 81 senadores. Se isso ocorrer, inicia-se a fase de coleta de provas, o presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), Ricardo Lewandowski, assumirá a condução do processo e Dilma terá direito de apresentar defesa. Para cassar o mandato da presidente, o quórum exigido no plenário é maior – dois terços, ou 54 dos 81 senadores.

Impeachment: Dilma cai fora dia 11 de maio

O senador Raimundo Lira, presidente da comissão do impeachment, disse à Folha de São Paulo que aposta em votação da admissibilidade do processo contra a presidente Dilma Rousseff no plenário do Senado em 11 de maio.
Seria o dia do adeus. Uma vez afastada, Dilma não voltará.
Tchau, querida!

Habitação de São Gonçalo disponibiliza lista do sorteio de apartamentos do residencial Dr. Ruy Pereira

Para garantir a transparência das ações e permitir o acesso à informação, facilitando a vida dos beneficiários, a Secretaria de Habitação de São Gonçalo do Amarante/RN disponibilizou no site da Prefeitura Municipal a listagem com os nomes dos 300 contemplados que vão participar do sorteio da numeração dos apartamentos e blocos do Condomínio V do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos.

Através do endereço eletrônico: www.saogoncalo.rn.gov.br os futuros moradores, já contemplados, poderão confirmar a inclusão do nome na lista. O sorteio, referente ao Condomínio V, será realizado na próxima sexta-feira (29), a partir das 8h, no ginásio de esportes de Santo Antônio do Potengi.
 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Senado deve decidir no dia 12 de maio se afasta temporariamente Dilma da Presidência

O plenário do Senado deve votar no dia 12 de maio a admissibilidade do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, calcula o futuro presidente da comissão especial que analisará o tema na Casa, em votação que resultará no afastamento imediato da presidente por até 180 dias, caso seja aceita a denúncia.
Nesta segunda-feira, os 21 titulares e 21 suplentes da comissão especial serão eleitos pelo plenário. Segundo o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), na manhã da terça ocorrerá a eleição do presidente da comissão--cargo para o qual ele foi indicado por pertencer à maior bancada da Casa--, e a escolha do relator. O PSDB, indicou o senador tucano Antonio Anastasia (MG), muito próximo de Aécio Neves (MG), para a relatoria.
“Votado o relatório no dia 9 (de maio, última dia de funcionamento da comissão) na comissão, esse relatório será encaminhado para o plenário para ser votado no dia 12”, explicou Lira, que calcula o prazo de funcionamento da comissão em 10 dias úteis a partir da sua criação nesta segunda-feira.
O senador disse ainda ter a expectativa de ouvir tanto a acusação como a defesa da presidente ainda nesta semana.
O cronograma, no entanto, precisa ser submetido a voto e aprovado pelos integrantes da comissão. 
Lira sinalizou ainda que pode haver apresentação de nomes avulsos para a relatoria, na votação de terça, e também não descarta que os senadores apresentem um voto paralelo ao que for apresentado pelo relator para ser votado no dia 9 na comissão.
A presidente Dilma é acusada de ter cometido crime de responsabilidade com base em atrasos nos repasses de pagamentos a bancos públicos, manobras chamadas de “pedaladas fiscais”, e também em decretos de suplementação de crédito sem autorização do Congresso.
Para a defesa, as pedaladas não constituíram operação de crédito junto a instituições públicas, o que é vedado pela lei, e os decretos serviram apenas para remanejar recursos, sem implicar em alterações nos gastos totais.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Ônibus do Bolsa Família Móvel percorre São Gonçalo realizando acompanhamento do programa

A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania iniciou o trabalho de atualização cadastral e inclusão das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família nas comunidades e bairros de São Gonçalo do Amarante. O Ônibus do Bolsa Família Móvel percorreu algumas comunidades da zona rural como Barro Duro, Rio da Prata, Uruaçu e Serrinha. Em todo o território municipal será realizado o serviço. Em São Gonçalo, são mais de 19 mil famílias inscritas no Cadastro Único e quase 10 mil famílias que recebem o benefício do Bolsa Família.

Os beneficiários que não fizerem o acompanhamento correm o risco de ser desligados do programa. Crianças com menos de sete anos de idade e mulheres na faixa etária dos 14 aos 44 anos devem comparecer apresentando os seguintes documentos cartão de vacina, cartão do Programa Bolsa Família e o cartão do pré-natal para gestantes. A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Jane Oliveira, informou que o Bolsa Família Móvel estará estacionado em frente a Unidade de Saúde de Santo Antônio do Potengi, na quarta e quinta-feira, dias 27 e 28/04 . Mais informações pelo número: 3278.2649.

Prefeito Jaime Calado é recebido na Superintendência Regional do Banco do Brasil

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi recebido na manhã desta segunda-feira (25) pelo superintendente regional do Banco do Brasil, Ronaldo Alves. O assunto principal tratado foi a possível renovação da conta do município que atualmente está a cargo da instituição financeira. Jaime e os secretários municipais de Tributação, Mário David e das Finanças, Luiz Henrique, ouviram as propostas do BB, bem como mostraram as condições que interessam a Prefeitura Municipal para manutenção do contrato.

Fotos: Rodrigues Neto
 

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dilma recua e não fala em golpe durante discurso na ONU

A presidente Dilma Rousseff recuou e não se disse vítima de um "golpe parlamentar" no Brasil ao discursar nesta sexta-feira (22) perante chefes de Estado mundiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Praticamente todo o seu discurso foi sobre clima. Apenas nas cinco frases finais, Dilma disse que o Brasil vive atualmente um "grave momento", com uma sociedade que construiu uma "pujante democracia" e que o povo saberá "impedir quaisquer retrocessos".

Alvo de um processo de impechment no Congresso Nacional, a presidente chegou a cogitar nos últimos dias, segundo assessores do Palácio do Planalto, denunciar durante seu discurso na ONU que é vítima de um "golpe parlamentar" no Brasil.

Diante dessa possibilidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal Celso de Melo, Dias Toffoli e Gilmar Mendes refutaram a tese da presidente, atestando que há base legal para o processo de afastamento que tramita no Legislativo.
"Há um equívoco quando [Dilma] afirma que há um golpe parlamentar, ao contrário. O Supremo Tribunal Federal, ao julgar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, deixou claro que o procedimento destinado à abertura do processo de impeachment observa os alinhamentos ditados pela Constituição da República", disse Celso de Mello.

A presidente gastou quase toda a sua fala de 8 minutos e 42 segundos com considerações sobre o acordo climático e apenas mencionou a situação política em sua conclusão: "Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. A despeito disso, quero dizer que o Brasil é um grande país, com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma pujante democracia. Nosso povo é trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir quaisquer retrocessos. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade", afirmou a presidente em discurso na solenidade de assinatura do acordo do clima de Paris.

Nas entrevistas em que dará nesta sexta, é possível que Dilma fale sobre a situação política brasileira, como fez em entrevistas desde segunda-feira, um dia depois de a Câmara dos Deputados autorizar, com 367 votos (25 a mais que o necessário), o prosseguimento do processo de impeachment contra a presidente.

Dilma desembarcou em Nova York na noite desta quinta (21). Ao chegar na residência oficial do embaixador do Brasil na ONU, Antônio Patriota, manifestantes contrários ao processo de impeachment a aguardavam para demonstrar solidariedade e apoio à petista. Nesta sexta (22)houve manifestações contra e a favor de Dilma nas proximidades da ONU antes de seu discurso.
Segundo a assessoria da Presidência, a presidente deve retornar ao Brasil neste sábado (23). Antes de voltar ao país, ela deve conceder entrevistas para a imprensa.

Nesta sexta, o jornal norte-americano “New York Times” publicou uma entrevista com o vice-presidente da República, Michel Temer, no qual ele disse estar “muito preocupado” com a tese de Dilma de dizer que o processo de impeachment é um golpe.

Segundo o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, embora a ideia inicial de Dilma fosse denunciar o “golpe” na ONU, nesta quinta (21) assessores próximos da presidente ponderaram que não seria adequado ela fazer um discurso de conteúdo político para uma plateia técnica, formada por líderes mundiais que negociaram o acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

Promoção! Crise no Brasil faz cachê de Wesley Safadão cair de R$ 800 mil para R$ 200

A crise econômica pela qual o Brasil atravessa afetou em cheio o cachê de diversos cantores.
Acostumados a serem contratados pelo poder público para fazer shows, alguns desses artistas precisaram diminuir sua margem de lucros para continuar trabalhando, garante o colunista Ricardo Feltrin.
Após uma sondagem dos cachês que algumas dessas celebridades cobram para subir ao palco, percebeu-se que em alguns casos o valor exigido por elas diminuiu em até 75%.
Wesley Safadão por exemplo, que ganhou as manchetes dos jornais por ser um dos artistas mais caros do Brasil para ser contratado, reduziu drasticamente o valor de sua apresentação. Em outubro do ano passado, o cantor sensação do momento cobrava entre R$ 500 mil e R$ 800 mil. Hoje, ele já negocia um show por 'apenas' R$ 200 mil.
Até Roberto Carlos foi afetado com a crise. Antigamente, para comprar um show do rei era necessário R$ 1 milhão - fora os gastos extras com transporte, hotel, alimentação etc -, hoje ele vende sua apresentação por R$ 750 mil.
Na lista das 'promoções' ainda conta Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Jorge & Mateus, Victor & Leo, Anitta e Naldo, que agora sobe ao palco por apenas R$ 6 mil.
Confira a queda do valor médio do cachê dos cantores:
Wesley Safadão: R$ 500 a R$ 800 mil - agora R$ 200 mil
Jorge & Mateus: R$ 400 mil - agora R$ 320 mil
Ivete Sangalo: R$ 350 mil - agora R$ 250 mil
Claudia Leitte: R$ 300 mil - agora R$ 175 mil
Gusttavo Lima: R$ 320 mil - agora R$ 220 mil
Fernando e Sorocaba: R$ 250 mil-300 mil - agora R$ 150 mil
Victor & Léo: R$ 240 mil-R$ 280 mil - agora R$ 110 mil
Luan Santana: R$ 200 mil - agora R$ 160 mil
Paula Fernandes: R$ 150 mil - agora R$ 120 mil
Anita: R$ 80 mil - agora R$ 40 mil
Nando Reis: R$ 65 mil - agora R$ 35 mil
Naldo Beni: R$ 30 mil - agora R$ 6.000

PR realiza ato de filiação em São Gonçalo e lança pré-candidatura de Paulo Emídio (Paulinho)


O Partido da República (PR) realizou nesta quarta-feira (20), em São Gonçalo do Amarante, o ato de filiação para novos membros da legenda. O evento reuniu centenas de antigos e novos filiados, lideranças comunitárias, representantes de outros partidos e contou a presença do prefeito Jaime Calado, da deputada federal, Zenaide Maia, além dos vereadores Valban Tinoco, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Arlete Paiva, Chanxe Dantas, Raimundo Mendes e Adelson Martins.

Na ocasião, o PR lançou o nome de Paulo Emídio, conhecido por Paulinho, como pré-candidato a prefeito do município e que será apresentado na convenção do partido. “Temos muitos bons nomes, mas o de Paulinho para pré-candidato tem o apoio dos partidos aliados. O importante é que esse grupo está unido e entusiasmado. A partir de agora vamos buscar novos aliados e já estamos montando um programa de governo que iremos apresentar à população com o mesmo ritmo de crescimento e desenvolvimento que temos imprimido até agora”, afirmou Jaime.

No discurso, já como pré-candidato, Paulinho que é atual secretário de Habitação, lembrou ações importantes desenvolvidas na sua passagem pela gestão do prefeito Jaime Calado que termina com um saldo de 3.200 moradias entregues até o final de 2016, um recorde na história de São Gonçalo. “O meu nome foi indicado por reunir o maior número de partidos aliados. Eu vejo isso com muita humildade, mas também com muita alegria, com muita determinação para conduzirmos esse processo da melhor forma possível. Vamos para a convenção levar nossas propostas de continuidade do avanço de São Gonçalo e cientes da responsabilidade que teremos pela frente”, enfatizou Paulinho.



Prefeitura de São Gonçalo esclarece que não autorizou mudança de numeração de casas do Bairro Jardins

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN vem a público esclarecer, em especial aos moradores do Bairro Jardins, que um comunicado distribuído pela Associação de Moradores do Bairro Jardins (AMABAJ), para alteração dos números dos imóveis da área, não tem autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

O secretário da pasta, Hélio Duarte, tomou conhecimento do fato através de ligações de moradores e afirmou que o órgão não autorizou e nem está realizando trabalho para mudanças da numeração de casas dos conjuntos que integram o Bairro Jardins, pois os números definidos já seguem um ordenamento satisfatório.

O secretário de Tributação, Mario David, informou que representantes da associação requisitaram do órgão uma cópia da planta do loteamento e alegaram que a AMABAJ requisitaria aos Correios a melhoria da entrega de correspondências.
 
 

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Prefeitura de São Gonçalo realiza reparos na cobertura do ginásio do Conjunto Amarante

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante concluiu os serviços de manutenção na cobertura do ginásio poliesportivo Lourival Florêncio de Morais, localizado no Conjunto Amarante. O reparo foi executado através de recursos próprios da Prefeitura Municipal na ordem de R$ 35 mil. A restauração da cobertura atende a solicitação dos desportistas, bem como pela necessidade de recuperação em função do desgaste da estrutura metálica causada pela ação do tempo e vandalismo.
 

Sorteio do condomínio V do Residencial Dr. Ruy Pereira acontecerá no próximo dia 29

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária, comunica que, em contato com a Caixa Econômica Federal, confirmou para o dia 29 de abril de 2016, no Ginásio Santo Antônio do Potengi, o sorteio dos apartamentos do condomínio V do Residencial Dr. Ruy Pereira, do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.

A Prefeitura comunica ainda que a lista dos selecionados pela Caixa Econômica Federal do Condomínio V estará disponível no quadro de aviso da Secretaria de Habitação, a partir desta sexta-feira, dia 22 de abril. Já a lista do condomínio IV ainda está em análise pela Caixa Econômica Federal que vai verificar a possibilidade de liberação. O órgão também informou que os beneficiários serão comunicados do sorteio.

Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone: (84) 99621-7007.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Impeachment contra Dilma Rousseff tem maioria no Senado

Levantamento feito pelo Estado mostra que já há 44 senadores favoráveis à abertura de processo por crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff e 21 os que se declararam contrários. Seis parlamentares se disseram indecisos e 10 não quiseram responder. Para que o processo seja admitido e aberto no Senado, são necessários 41 votos.
Com a aprovação na Câmara pela continuidade do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff, a próxima etapa agora é que o processo seja encaminhado ao Senado. Pelo menos 41 parlamentares da Casa devem referendar a decisão tomada pelos deputados para a petista ser afastada e ter início o processo de julgamento do crime de responsabilidade.
No levantamento, o PSDB é o partido com a maior quantidade de senadores favoráveis ao afastamento da petista, com 11 nomes. Já mo PMDB, do vice-presidente Michel Temer, nove se declararam a favor do processo, três contra, três se disseram indecisos e três não quiseram se manifestar. Na Casa, o PT é o único partido no qual todos os parlamentares são contrários ao afastamento da petista.
A partir da aprovação da abertura de processo pela Câmara, as atenções dos movimentos pró-impeachment se voltam para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Agora a pressão é total em cima de Renan”, disse ontem um dos coordenadores nacionais do Movimento Brasil Livre, Renan Santos. A intenção é fazer com que o peemedebista conduza o processo com celeridade, para que a votação na Casa ocorra até dia 11 de maio.
‘Biografia’
No sábado, Renan disse a oposicionistas que não iria “manchar” sua biografia ao ser questionado se aceleraria o processo de impedimento de Dilma na Casa.
A mesma frase foi dita naquela noite por ele quando convidou à residência oficial senadores do PT e aliados de Dilma.
Com a aprovação do pedido na Câmara, Renan passa a ser o “árbitro” do impeachment, tendo poderes para ditar o ritmo do processo que opõe os dois principais personagens da crise. Dilma, que demitiu todos os indicados pelo peemedebista do governo e de quem não recebeu uma suposta proteção ante ao avanço da Lava Jato contra ele, e o vice-presidente Michel Temer, desafeto histórico.
Os líderes de oposição na Câmara temem que os governistas e o PT tentem “tumultuar” o processo nos 180 dias de duração máxima do afastamento de Dilma. “Vão tentar desestabilizar o começo do governo Michel Temer e provavelmente dificultarão a aprovação de projetos. Michel Temer terá que mostrar habilidade para dar respostas rápidas e se firmar, caso contrário o cenário pode virar no Senado nos próximos seis meses”, diz o deputado Silvio Torres (PSDB-SP), secretário-geral do PSDB.
Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que votou contra o impeachment na Câmara não acredita em uma reversão do resultado do processo no Senado. Os senadores terão de decidir se instauram o processo de impeachment e afastam a presidente Dilma do cargo. “Eu acho que não é possível reverter no Senado porque os partidos reclamaram questão”, disse o parlamentar do PSOl.
Valente criticou o envolvimento de líderes do PMDB na Operação Lava Jato e disse que o nome de Temer não teria respaldo da sociedade.
“Ele, Temer, também é rejeitado. Vamos viver o momento do impasse e o PSOL se declara em oposição radical a esse conluio que foi feito para esse atalho de chegada ao poder”, disse Valente.
Desolado
Ontem, o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), admitiu a dificuldade do governo desolado em um canto do plenário. “Não é fácil reverter, neste momento, no Senado. O que deu errado já vem dando há muito tempo. Vamos baixar a poeira e pensar no que fazer”, lamentava o parlamentar pernambucano.
Já o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), admitiu em uma coletiva que o governo sofreu uma “derrota momentânea”, mas que “a luta está apenas começando”. “A derrota é momentânea, as ruas estão conosco e temos condições de virar o jogo no Senado. Essa é uma agressão à legalidade democrática”, disse Guimarães.
Ainda segundo o líder, começará hoje uma “guerra prolongada”. O deputado petista descartou durante a entrevista que o governo vá adotar a tese de convocar eleições gerais.
Na noite de ontem, diante da derrota na Câmara, parlamentares do governo foram chamados ao Planalto para tentar unificar o discurso de que a derrota é momentânea e que o governo continuará lutando para derrotar o impeachment no Senado.

tvTG: Voto que definiu pela aprovação do processo de impeachment foi do PSDB de Pernambuco

Foi de Pernambuco de Eduardo Campos, o presidenciável que morreu em plena campanha, que saiu o voto que definiu a aprovação, pela Câmara, do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
O voto de número 342 foi do deputado Bruno Araújo, do PSDB.
O resultado agora encaminha o processo para o Senado.

Saúde de São Gonçalo abre vagas para médicos do PSF



A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Saúde, está com vagas disponíveis para médicos com a finalidade de atuar nas equipes básicas compondo as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). O município está buscando seis profissionais para contratação imediata com o salário de R$ 10.200,00. Interessados podem entrar em contato através do número: (84) 99621-7071. 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Oposição alcança votos necessários para aprovar impeachment na Câmara

Placar do Impeachment do Estado alcançou na noite desta quinta-feira, 14, o mínimo necessário, de 342 votos, para o plenário da Câmara aprovar a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O voto decisivo por enquanto foi do deputado federal Altineu Côrtes (PMDB-RJ). “Li o pedido, a defesa, o relatório e ouvi os meus eleitores. Eles, eleitores, são os responsáveis pelo meu mandato, voto com a consciência tranquila”, afirmou.
O levantamento contabilizava, às 22h30 desta quinta, 127 votos contrários ao impeachment. Havia ainda 16 parlamentares indecisos e 28 não quiseram responder. Também na noite desta quinta, o peemedebista Sergio Souza afirmou estar inclinado a votar pelo afastamento de Dilma. “Há 80% de eu votar a favor.” A assessoria do parlamentar informou que o comunicado oficial está programado para as 10h30 desta sexta-feira, 15. A votação no plenário da Câmara ocorrerá no domingo, conforme previsão da Câmara. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou que primeiramente devem anunciar os votos os representantes da Região Norte, com alternância entre parlamentares da região com a do Sul.
A decisão de Cunha foi referendada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta mesmo, em nova derrota do Planalto. Em anúncio programado para ocorrer nesta sexta, o PP deve comunicar que serão punidos os parlamentares que não seguirem a orientação do partido pelo voto favorável ao afastamento de Dilma Rousseff. A legenda desembarcou do governo na terça-feira passada. Desde então, segundo o Placar do Impeachment, sete deputados da sigla passaram a se posicionar a favor do impeachment, contra a petista. Porém, às 22h30 desta quinta,  ainda restavam três indecisos e cinco não quiseram responder. Quatro parlamentares do PP eram contra a saída de Dilma. O PMDB fechou questão pelo impeachment, mas não irá punir os “rebeldes”.

Justiça determina fim da greve dos professores em São Gonçalo


O desembargador Amaury Moura Sobrinho determinou o fim do movimento grevista dos professores de São Gonçalo do Amarante/RN. A decisão liminar sobre a Ação Cível de autoria da Prefeitura Municipal, por meio da Procuradoria Geral do Município, foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (14). Na ação, o munício pedia a ilegalidade da paralisação comandada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE/RN), em função de já ter concedido o aumento salarial acima da inflação de 11,36% este ano, para todos os professores da rede pública de ensino, e apresentado dados com um acumulado de aumentos salariais nos últimos sete anos, que varia entre 90% e 140% para os níveis médio e superior.

A decisão do relator do caso determina a suspensão imediata da paralisação e a retomada da normalidade dos serviços, autorizando inclusive o município, a promover o desconto dos dias parados, em caso de desobediência, e ainda aplicação de multa. “Assim sendo, defiro, em parte, a tutela antecipada requerida, para suspender os efeitos da deliberação da paralisação dos substituídos processuais do réu no município de São Gonçalo do Amarante, bem como para determinar que se abstenham de promover, ou de qualquer modo concorrer para a paralisação dos serviços da rede pública municipal de educação, com o reestabelecimento da normalidade, da prestação dos serviços públicos, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após a intimação desta decisão, sob pena de multa diária no importe de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de eventual responsabilidade de pena por crime de desobediência, em caso de inobservância desta decisão liminar e autorizar o desconto dos dias parados a partir da ciência da presente decisão por parte do Sindicato réu. Publique-se e intime-se”, finalizou o magistrado Amaury Sobrinho.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Marluce, a decisão veio em boa hora para evitar prejuízos ao ano letivo dos alunos. “A decisão judicial chega num momento crucial, pois passada essa data, em se tratando de fim de mandato, os estudantes corriam o risco de perder o ano letivo. A Justiça fez Justiça e entendeu o esforço do município que concedeu reajuste acima da inflação e num cenário de crise e queda de recursos do Fundeb”, enfatizou Marluce acrescentando que, a partir de agora, a Secretaria Municipal de Educação vai montar de forma emergencial um plano de reposição das aulas.
 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Secretaria de Administração de São Gonçalo prorroga período do recadastramento do servidor

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, informa aos funcionários que nesta terça-feira (12) foi publicado no Diário Oficial do Município o decreto 637, onde é prorrogado o recadastramento dos servidores públicos até o próximo dia 29 de abril.

O recadastramento está sendo feito de forma presencial, portanto, cada servidor deve procurar a sua secretaria de origem, mediante preenchimento de formulários e de posse dos documentos: RG, CPF, PIS/PASEP, foto 3×4, comprovante de residência, certidão de casamento/nascimento, título eleitoral com quitação eleitoral, certidão de escolaridade, certidão de nascimento dos dependentes, cópia do cartão do bancário, declaração de acúmulo de cargos e declaração de anti-nepotismo.

terça-feira, 12 de abril de 2016

São Gonçalo: Estátua de 13 metros no formato do Galo Branco ganha pintura original

A estátua do Galo Branco, construída às margens da RN 160, na comunidade de Santo Antônio do Potengi, já está apresentando o formato original do tradicional “Galo Branco de Dona Neném”, comercializado no Mercado Público do Artesanato de São Gonçalo do Amarante/RN.  

A obra que já está na fase da pintura é custeada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. Juntamente com a construção da Praça Pública no entorno do monumento de 13 metros de altura tem valor de R$ 108 mil, oriundos da Fundação Cultural Dona Militana, e acompanhamento da obra pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Na manhã deste domingo (10) o prefeito municipal Jaime Calado esteve no local onde foi erguida a obra. “Temos que valorizar os nossos símbolos e o Galo Branco é o símbolo do Folclore do Rio Grande do Norte, um motivo de orgulho para todos nós. Escolhemos a comunidade de Santo Antônio para homenagear o local onde o galo foi criado e também para homenagear todos as nossos artesãos”, afirmou Jaime Calado.  

O Galo Branco - O Galo Branco nasceu das mãos do artesão Antônio Soares, que viveu em Santo Antônio do Potengi, mas foi sua assistente, Dona Neném Felipe, que deu um novo estilo a “quartinha” de barro em formato de galo, deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores. O Galo Branco foi escolhido como símbolo do folclore Norte-Riograndense, no ano de 1996, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão, que justificou a escolha em 1950, tida como festiva e lúdica.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Assistência Social de São Gonçalo realiza nesta quinta-feira (7) a entrega de certificados do curso de informática

A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania realiza nesta quarta-feira (7), no Teatro Municipal, a partir das 14h, a entrega de certificados do curso profissionalizante de informática em São Gonçalo do Amarante. A capacitação possui duração de cinco meses, sendo oito horas por semana e um conteúdo de sete módulos (ética, sistema operacional, editor de texto, planilha eletrônica, apresentação eletrônica, digitação e Internet), chegando a uma carga horária de 160h. Cerca de 100 alunos vão receber o certificado de conclusão de curso.
 
Nos Telecentros são realizados diversos cursos, entre eles, o de informática. Além de ser uma base de apoio dos correios e da saúde, realizando cadastro no Sistema Único de Saúde com a impressão de cartão do SUS. As unidades funcionam de segunda a sexta, sendo nas sextas-feiras aberto ao público para que a população tenha acesso a internet e possa realizar trabalhos e pesquisas.
 

Prefeitura de São Gonçalo segue com operação tapa buracos no Conjunto Cidade das Rosas


A Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante está realizando mais uma etapa dos serviços de recomposição da pavimentação asfáltica do Bairro Jardins, chamada de operação tapa buracos. Nesta semana, os operários da empresa licitada para execução, atuam no principal acesso ao Conjunto Cidade das Rosas. 

Os serviços fazem parte do investimento da Prefeitura Municipal na melhoria da malha viária. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, no total, são 565 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para realização de tapa buracos nesta etapa. O investimento do município é aproximadamente R$ 246 mil, oriundos de recursos próprios.


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Porta do 'BBB16' emperra na final e diverte a web: 'Melhor saída foi a da Munik'

Campeã e Cacau precisaram passar por vão e derrubou os óculos de Pedro Bial ao abraçar o apresentador
Uma gafe marcou a final do "BBB16", na noite desta terça-feira (5). A porta que dava acesso ao auditório do reality emperrou e não acabou de subir quando Munik, a campeã desta temporada, e Cacau tentaram passar, para espanto dos demais brothers e de Pedro Bial. "Passa por baixo!", sugeriu Ivete Sangalo, uma das convidadas do show de encerramento.
Emocionada, Doracy, mãe da goiana, se dirigiu à porta e chegou a se abaixar para o reencontro com a filha, cotada para estrelar comerciais de cosméticos. "Vem por baixo mesmo, meu amor!", pediu o apresentador. Munik, cujo desejo é posar nua, e Cacau, então, passaram pelo vão aberto entre a porta e o piso. Ao abraçar a mãe e Bial, a vencedora, que contou com a torcida de Wesley Safadão, acabou derrubando os óculos do jornalista.
Nas redes sociais, os telespectadores se divertiram com a falha da edição marcada por gritaria e até tapa na cara. "A porta quebrou. O Bial levou cotovelada. Os óculos do Bial caíram. Que final, amigos", "a melhor saída foi a da Munik", "mico", "rindo até 2020", "quebrou a porta e derrubou os óculos do Bial, mas com R$ 1,5 milhão ela paga tudo!!" e "até a porta está nervosa" foram alguns comentários bem humorados.
(Por Guilherme Guidorizzi)