Vereadores de Natal e região metropolitana iniciaram nesta segunda-feira (3), uma discussão, por meio de audiência pública na Câmara Municipal da capital potiguar, a respeito da criação de linhas de transporte coletivo para o Aeroporto Aluízio Alves. Estiveram presentes na audiência, o titular da STTU, Clodoaldo Cabral, o representante do Seturn, Nilson Queiroga e vereadores do município de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
Segundo o proponente da audiência, o vereador Klaus Araújo, o objetivo da discussão é dar prioridade ao cidadão que não tem condições de ir ao Aeroporto Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante. Atualmente existe apenas uma linha de transporte coletivo que faz a trajeto Parnamirim/Natal/Aeroporto.
“Esse é um problema que muita gente não tinha parado para pensar ainda. Hoje uma pessoa para ir ao aeroporto de táxi gasta em média R$ 150 para ir e R$ 150 para voltar. Não tem como um trabalhador e pai de família gastar esse valor. Fica de certa forma elitista porque uma pessoa carente não vai ter condições de ter acesso a isso”, disse.
Atualmente a responsabilidade das linhas de transporte coletivo intermunicipais é do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do RN (Setrans). Porém, o vereador Klaus Araújo diz que é possível criar linhas de ônibus de responsabilidade de Natal que atendem o município de São Gonçalo do Amarante .
“Existe uma lei chamada 11.107 do Governo Federal que disciplina um consórcio público que autoriza os municípios a prestarem serviços de linhas urbanas entre eles. É o que a gente vai discutir aqui. São Gonçalo vai autorizar que os ônibus de Parnamirim, Natal e Macaíba circulem em seu município”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o vereador Klaus Araújo, após a audiência pública desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores irá fazer um projeto de lei em que autoriza a criação das linhas Natal – São Gonçalo do Amarante. Após ser posto em pauta na Câmara, o projeto será encaminhado para o prefeito Carlos Eduardo fazer um estudo sobre os pontos prioritários de saída das linhas em Natal. Ainda segundo o parlamentar, os vereadores farão também uma visita aos prefeitos dos municípios da região metropolitana de Natal para discutir a criação dessas linhas.
Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário