O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, reuniu ontem (14) os prefeitos da Grande Natal com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que veio a Natal participar de uma reunião técnica com coordenadores do DNIT de cinco Estados do Nordeste. Compareceram ao encontro os prefeitos Carlos Eduardo (Natal ), Antônio Peixoto (Ceará -Mirim ), Klaus Rego (Extremoz ) e Fernando Cunha (Macaiba), e ainda o prefeito de Tibau do Sul, Josinaldo Marcos, que não integra a região metropolitana, mas foi convidado para o almoço.
O objetivo da recepção ao ministro foi de tratar das obras nas rodovias federais que interferem nos acessos aos municípios que integram a Grande Natal. Além dos gestores municipais estiveram presentes a deputada federal, Zenaide Maia, o deputado estadual, George Soares, o superintendente regional do DNIT, Ézio Gonçalves, o presidente Estadual do PR, João Maia, Shirley Targino, a presidente do PR Mulher, bem como auxiliares e assessores dos prefeitos.
“Essa é uma oportunidade muito boa para os prefeitos se aproximem do ministro e também do DNIT do RN e possam continuar esse diálogo permanente por que é de interesse público, independente do partido. O ministro é muito aberto ao diálogo e por isso estamos pedindo o empenho dele na liberação desses recursos para construção de obras significativas e prioritárias para a região metropolitana”, enfatizou Jaime Calado.
“A reunião de hoje foi com Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foi uma reunião técnica, fizemos levantamentos do que nós temos em andamento, o que podemos dar início de obras e estamos estudando o sistema financeiro para ter noção do que podemos fazer até o final desse ano. O governo federal passar por dificuldade orçamentária e nós viemos fazer um ajuste com esses cinco estados, e em uma semana vamos ter novidades”, afirmou o ministro Antônio Carlos.
O superintendente regional do DNIT, Ézio Gonçalves, acrescentou detalhes do que foi tratado, especificamente sobre as obras anunciadas pelo governo federal nas BRs e que têm impacto para a região metropolitana. “O ministro autorizou o início da execução de complementação das obras da BR 101, num trecho de 15 km, que se estende do viaduto de Ponta Negra até a entrada de Pium com previsão da construção de túneis e viadutos, no valor de R$ 12 milhões. Sobre o complexo do Gancho de Igapó foi concluído o processo de contratação de uma empresa para supervisão ambiental e com isso nós já vencemos uma etapa. Não temos ainda recursos assegurados para a obra, mas o ministro vai tratar pessoalmente desse caso com as equipes dos ministérios do Planejamento e Fazenda. E sobre a duplicação da Reta Tabajara o processo está em Brasília sendo analisado pela Procuradoria Federal, especializada no DNIT, no que diz respeito a contratação de reinício da obra”, informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário