terça-feira, 3 de setembro de 2013

Inframérica fecha contrato com Dufry para novas lojas nos Aeroportos de Brasília e de Natal

Brasília, 03 de setembro de 2013 – A Inframérica assinou contrato comercial com Dufry, que irá reformular e operar a área de varejo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (Brasília-DF). O contrato também prevê criação de parte do setor de varejo no Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante (Natal-RN), que está sendo construído pela Inframérica. No total, a Dufry irá operar 4.600 m²: 1.685 m² de áreas duty free (embarque internacional) e 2.917 m² de áreas duty paid (embarque nacional) nos dois aeroportos.
“Em primeiro lugar, é preciso desconstruir a ideia que se têm do duty free como uma loja fechada e separada das outras lojas do aeroporto. Quando falamos que fechamos o contrato do Dufry, não significa que fechamos o contrato para apenas mais uma loja no aeroporto. As pessoas imaginam assim porque têm a noção de um shopping Center, em que você entra num corredor e as lojas estão todas separadas. E hoje o Aeroporto de Brasília é assim, o que reforça essa visão. A área administrada pela Dufry será, no entanto, muito diferente disso e revolucionará o mercado local”, explica Daniel Ketchibachian, Diretor Comercial da Inframérica.
A mudança apontada por Daniel será a utilização do conceito de walk-through. Na prática, vai funcionar da seguinte forma: ao entrar na área de embarque, nada de corredores cinza, pouco espaço, lojas separadas, reduzidas opções de compras. Com as reformas, o passageiro vai ter outra experiência. Após passar no detector de metais, ele já estará dentro de uma grande loja de departamentos, com espaços das mais famosas grifes de varejo, tudo montado num amplo espaço sem divisões feito para que o fluxo de passageiros seja o melhor possível, incorporando conceitos como retailment e muita tecnologia aplicada ao varejo. Tudo isso estará pronto antes da Copa do Mundo.
“O importante é destacar que isso será assim tanto na área nacional quanto na internacional. No caso do embarque nacional, esse conceito é inédito no Brasil. Será uma megastore de 1.600 m2. e nós fizemos mais de 7.000 pesquisas que apontavam a necessidade de se ter esse tipo de varejo”, completa Daniel. Além disso, o Dufry vai operar também lojas Hudson (baseado no conceito de lojas de conveniência e revistas).

Mais informações sobre o Plano Comercial de Brasília
Além das opções de varejo, o Aeroporto terá ainda um restaurante de 500 m2, mais de 30 opções de gastronomia,  ampla oferta de serviços, uma sala vip de mais de 1.500 m2 e um mini estádio de futebol que será lanchonete, bar e local de entretenimento. Até a Copa do Mundo, o aeroporto vai ganhar mais de 50 lojas de varejo e alimentação, além de 27 espaços de serviços.
“Anunciaremos, nas próximas semanas, contratos fechados com grandes marcas de alimentação e comércio, algumas delas que inclusive não existem em Brasília ainda. Com as reformas e implantação do Plano Comercial, o Aeroporto passará a atender às expectativas dos passageiros e será um espaço não só de conforto, mas também com lazer”, diz Daniel.
Cerca de 40% dos voos de Brasília são conexões e esses passageiros ficam, em média, duas horas e meia no aeroporto. Hoje, eles precisam muitas vezes sair da área do embarque para poder comer ou comprar algum artigo. Com as mudanças a serem implantadas, os passageiros terão suas necessidades atendidas dentro da área de embarque, com conforto, opções variadas de alimentação e varejo e facilidade de circulação.
O aeroporto de Brasília é o maior hub do Brasil e irá crescer ainda mais. “Até a Copa do Mundo, vamos investir R$ 900 milhões, nossas pontes de embarques passarão de 13 para 28 e teremos muito mais conforto para o passageiro. Além disso, estamos trabalhando com a ASM, consultoria especializada em desenvolvimento de novas rotas internacionais”, completa Daniel.
 Conceito comercial Inframérica
O conceito comercial do aeroporto é formado por quatro pilares conceituais: retailment, tecnologia 3.0, serviços e futebol. O retailment inclui o varejo, lojas virtuais, compras e serviços e o conector experience. O pilar de tecnologia inclui atualmente o wifi gratuito, os aplicativos para celular e os sites. Em breve, o aeroporto terá sistemas de check in de autoatendimento compartilhado, Baggage Drop Off e balcões virtuais de atendimento ao usuário. No que se refere ao pilar de serviços, estão incluídos o Costumer Service, o chat 24 horas, sala vip, valet parking 24 horas, carregadores de gadgets e um centro bancário. O Costumer Service e o chat 24 horas já estão funcionando. Os demais serviços entrarão em funcionamento gradativamente até a Copa do Mundo. E, por último, o clima de futebol estará presente num mini estádio que será um espaço de convivência com bar e lanchonete no Aeroporto internacional de Brasília.


Consórcio Inframérica
É composto pelas empresas Infravix, controlada pelo Grupo Engevix, e Corporación América, empresa com grande experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio, o qual entra, por sua vez, com 51% na composição acionária da SPE - Sociedade de Propósito Específico, criada para operar, reformar e ampliar o aeroporto de Brasília. Conforme determina o Contrato de Concessão, a Infraero é sócia da SPE, com 49%.

Informações para a imprensa
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