terça-feira, 3 de setembro de 2013

Internato de Medicina da UFRN apresenta os primeiros resultados

Estudantes do Curso de Medicina da UFRN, que integram o Projeto de Intervenção do Internato de Medicina Coletiva, se reuniram no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante para apresentação dos dados coletados durante o período de atuação nas unidades de saúde do município. O secretário de Saúde, Jalmir Simões, a Dra./Professora Ana Tânia Sampaio, coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, Dr. Francisco de Assis, coordenador do internato municipal, estudantes, funcionários das unidades de saúde e prospectores estiveram presentes. 
O convênio firmado entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte proporcionou aos alunos de medicina do 9º período o convívio de sete semanas em três unidades básicas de saúde diferentes. Nesse período eles acompanharam, avaliaram o dia a dia das unidades que foram designados (Uruaçu, Amarante e Cidade das Rosas) e coletaram dados das condições de saúde da população.
“Quero parabenizar os estudantes e futuros médicos pela forma ética, maturidade e profissionalismo que trataram o internato. Agradecer a gestão municipal e a população de São Gonçalo pelo carinho que tiveram com nossos alunos e com a gente. Na terça feira (3) novos estudantes que serão recebidos no município. Esperamos que eles também sejam acolhidos dessa forma” finalizou Ana Tânia Sampaio.    
Os alunos apresentam os resultados, apontaram os problemas e mostraram sugestões para aos órgãos municipais responsáveis para que as dificuldades sejam solucionadas. Os estudantes ainda receberam cestas artesanais com lembranças culturais do município.
Jalmir Simões, acompanhou as apresentações dos alunos e agradeceu. “O legado desse projeto é muito importante para o município, população e para os alunos. As equipes das unidades responderam as expectativas e aprenderam bastante com os estudantes e eles com os funcionários. Tenho certeza que os próximos doutorandos serão bem recebidos e as equipes estarão mais preparadas para recebê-los. Agradecemos também a dedicação de todos que fazem a saúde do município” afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário