terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Prefeitura de São Gonçalo e Fundação Cultural Dona Militana vai apresentar o “Auto do Menino Deus”



A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vai realizar nos dias 20 e 21 de dezembro a 2ª Feira Municipal de Arte Popular (FEMARP). O evento, organizado pela Fundação Cultural Dona Militana, acontecerá na Praça Senador Dinarte Mariz, a partir das 18h, e tem o objetivo de incentivar a cultura popular sãogonçalense. A programação conta com exposição do artesanato produzido no município, além do concerto natalino da Banda Municipal de São Gonçalo, apresentação do Grupo Florart, o lançamento do Coral da Cidade e o ponto alto do evento que é a encenação do “Auto do Menino Deus” com participação de artistas locais. O espetáculo será encenado pelo segundo ano, tendo como cenário a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, a partir das 19h30. O texto foi escrito em 1987 pelo dramaturgo potiguar Racine Santos.



“Auto do Menino Deus” – Três personagens populares e folclóricas do Bumba Meu Boi: Mateus, Birico e a Catirina são os condutores da história que conta e canta o nascimento do “Menino Deus” e o texto foi adaptado para São Gonçalo, tudo de uma forma tipicamente potiguar. Os brincantes chegam para festejar o Boi de Reis e são surpreendidos por um casal de retirantes. José e Maria vêm de uma jornada de três dias, viajando do Seridó até São Gonçalo para que o filho nasça no “Berço da Cultura Popular”. As ciganas anunciam o nascimento do menino Deus. Com Maria prestes a dar a luz, a tolda do boi (o pano que cobre o boi) vira manjedoura e tudo se transforma numa festa muito maior do que aquela que os brincantes haviam imaginado. 
O espetáculo em seu segundo ano traz uma mensagem de fé e esperança, fala também de união com uma atmosfera lúdica, mas também reflexiva.  O “Auto do Menino Deus” conta com um figurino de mais de 200 peças. São 15 atores, 7 grupos  de Dança  e quadrilha, 5 grupos de teatro  do município, mais de 60 crianças assistidas por programas sociais com investimento de recursos próprios da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação Cultural Dona Militana. Os desenhos de luz são do iluminador Daniel Rocha, trilha sonora original de Danilo Guanais, coreografias de Victor de D’Melo, Arthur Oliveira, Ewerton Neves  e Carlos Pereira, produção executiva de Miris Oliveira e produção Rosângela Faustino. A direção geral fica por conta de Gleydson Almeida e Josenildo Campos como assistente de direção. O Espetáculo tem ainda a participação do maestro Jonatas Galdino.



Elenco:

Marli Miranda - Maria

França D’Lima - José 

Ilderson Lima - Catita

Biú D’Lima -  Birico

Kleber Teixeira - Matheus 

Alex Ivanovich – Coronel Jacó Rabi (Herodes)

Djou – Capanga

Ícaro Christian – Anjo Gabriel 

Caius Felipe – Mestre Atanásio (Reis Mago) 

Germano Luiz - Mestre Lucas (Reis Mago)

Serginho Lima – Mestre Sérvulo (Reis Mago)

Jocy Marinheiro – Cigana III

Selma de Paula – Cigana II

Ruth Magnolia – Cigana I

Grupos: 
Ritimus, Arraial Coração Nordestino, Kebra Axé Cultural, Parafolclórico Folguedos, Coco do Calemba, Academia Arthur Oliveira, Tesap, Coração de Jesus, Gruteu e Tesga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário