sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Câmara adere a Campanha Novembro Azul


A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante aderiu oficialmente a Campanha Novembro Azul na última Sessão Ordinária ocorrida nesta quinta-feira (5). Na ocasião funcionários da Casa Legislativa distribuíram laços azuis, símbolo da campanha, aos vereadores e à população presentes.
O Projeto de Lei que institui a campanha no Calendário Oficial do Município é de autoria do vereador Raimundo Nonato e foi aprovado por todos os vereadores em terceira votação no dia 25 de agosto deste ano e sancionado pelo prefeito no dia 8 de setembro, tornando-se a Lei nº 1.527/2015.
A Lei prevê a promoção de ações que conscientizem a população são-gonçalense sobre a importância da realização de exames de prevenção contra o câncer de próstata  a fim de acabar com o preconceito e tabus ainda presentes categoricamente na sociedade.
Os vereadores durante a reunião reforçaram a importância do evento no município e afirmaram que é imprescindível a distribuição dos laços e realização de palestras sobre o assunto para conscientização da população, mas é mais imprescindível ainda a disponibilização de vagas para consultas e exames nos Postos de Saúde do município.
Novembro Azul – conhecida mundialmente como Movember, é uma campanha de conscientização ocorrida no mês de novembro dirigida a toda sociedade, principalmente aos homens, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata se descoberto em sua fase inicial, possui uma chance de cura de 90%, portanto a melhor forma de se prevenir contra a doença é fazendo o exame urológico do toque e o exame sanguíneo (PSA) periodicamente.
Os profissionais de Saúde recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame anualmente, e homens com um histórico familiar da doença, a partir dos 40 anos. Uma alimentação rica em gordura animal e o sedentarismo colaboram para o surgimento da doença.
Por: Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário