A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou audiência pública para apresentar a proposta do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de São Gonçalo do Amarante. Os secretários Hélio Duarte (Meio Ambiente), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Jane Oliveira (Assistência Social), Newton Albuquerque (Ouvidoria), Abel Neto (Educação), Fernanda Gois (subsecretária da Assistência Social) participaram do evento, além de servidores, população e os palestrantes Djalma Mariz, técnico da INCIBRA e coordenador geral do plano, e Luara Oliveira, especialista em gestão ambiental e ambientalista da INCIBRA.
O objetivo do Plano Municipal é provocar uma mudança gradual de atitudes e hábitos na sociedade, cujo foco vai desde a geração até a destinação final dos resíduos. Esse Instrumento permite ao município programar e executar as atividades capazes de transformar a situação atual. Os municípios que não tiverem o Plano Municipal de Resíduos Sólidos vão ficar impossibilitados de receber recursos para Saneamento básico.
A audiência pública permite a transparência da criação do plano e ainda que a sociedade sugira e discuta as melhores soluções junto com os técnicos. Hélio Duarte, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, representou o prefeito Jaime Calado e dialogou com os presentes sobre a importância do projeto. “Agradeço a presença de todos vocês para debater um assunto de tamanha importância. A grande preocupação do puder público e sociedade é saber o que acontece com esses resíduos. Sabemos que 90% desse lixo que produzimos podem ser reaproveitados e poluir menos o meio ambiente. A nossa missão é construir esse plano com a sociedade. O município está fazendo a sua parte”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário