terça-feira, 9 de abril de 2013

MINHA CIDADE: SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN

São Gonçalo do Amarante é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano 2012, sua população foi estimada em 90 376 habitantes, o que faz com que o se configure como o quarto mais populoso do estado (atrás apenas de NatalMossoró e Parnamirim). Conurbado à capital, integra a Região Metropolitana de Natal,microrregião de Macaíba e a Mesorregião do Leste Potiguar, além de fazer parte do Polo Costa das Dunas.

Sua origem está ligada ao massacre de Uruaçu, quando os holandeses, em 1645, dizimaram todos os habitantes do Engenho Potengi. DePernambuco, foram enviados os portugueses Ambrósio Miguel do Serinhaém e Pascoal Gomes de Lima que, com suas famílias, refundaram o povoado às margens do Rio Potenji, próximo ao local do massacre, onde instalaram uma capela em homenagem a São Gonçalo de Amarante.


Religião

A cidade tem uma característica que chama atenção, a religiosidade. Para se ter uma dimensão da fé da população, São Gonçalo do Amarante possui 42 padroeiros.[7] Atualmente, possui como a sua principal atração o Monumento dos Mártires que foi inaugurado em 5 de dezembro de 2000 sendo um altar todo em concreto, construído para a celebração de missas.

[editar]Economia

Possuindo uma área territorial de 251 km², o município está vivendo um intenso processo de conurbação à capital do estado, Natal, devido à construção do Aeroporto Internacional de Natal/São Gonçalo do Amarante principalmente - que está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina.
Coteminas possui uma grande unidade industrial no município, instalada na divisa com a cidade de Natal, as margens da BR-406.

Nenhum comentário:

Postar um comentário