quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pentágono diz que Pyonyang não tem capacidade para lançar míssil nuclear



Washington, 11 abr (EFE).- O Pentágono afirmou nesta quinta-feira que não acredita que Pyonyang tenha desenvolvido capacidade para montar e lançar um míssil nuclear, depois que um congressista americano revelou que a inteligência do Departamento de Defesa tinha uma 'confiança moderada' nessa possibilidade.
'Seria impreciso sugerir que o regime norte-coreano provou completamente, desenvolvido ou demonstrado o tipo de capacidades nucleares mencionadas no extrato (do relatório)', disse o porta-voz do Pentágono, George Little, em comunicado.
Em uma audiência no Comitê de Forças Armadas da Câmara dos Representantes (Deputados), o representante republicano Doug Lamborn leu um extrato de um relatório classificado (sigiloso) realizado pela Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês) e distribuído a membros do Governo e congressistas sobre o potencial risco nuclear da Coreia do Norte.
O extrato, que está desclassificado, assinalava que a DIA 'acredita com confiança moderada que a Coreia do Norte pode transferir armas nucleares em mísseis balísticos, embora sua confiabilidade seria baixa', leu Lamborn.
Little não deu mais explicações em seu comunicado devido a que 'o relatório completo está classificado', apesar do extrato em questão não estar.
'Os Estados Unidos continuam supervisionando de perto o programa nuclear norte-coreano e pede à Coreia do Norte que honre suas obrigações internacionais', acrescentou. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário