terça-feira, 23 de abril de 2013

Programa Segundo Tempo faz a diferença em São Gonçalo


O Programa Segundo Tempo de São Gonçalo do Amarante, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério do Esporte, completou 14 meses de atuação no município e o balanço é mais que positivo. Formado por oito núcleos nas comunidades do Centro, Santo Antônio, Amarante, Golandim, Jardim Lola, Guanduba, Uruaçu e Poço de Pedra, o projeto de complementação escolar com atividades esportivas e de lazer, beneficia 700 alunos e 400 famílias em vulnerabilidade social.
Os Núcleos de Esporte Educacional visam ocupar o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens e oferecem, no contraturno escolar, (no mínimo três vezes por semana, duas horas por dia em seu modelo padrão), atividades esportivas sob orientação de coordenadores e monitores, reforço alimentar e atividades complementares.
Os professores que atuam no PST de São Gonçalo são qualificados na área de Educação Física e Pedagogia e, ainda, passaram por duas capacitações do Ministério do Esporte voltadas à qualificação específica desses profissionais. Some-se a essa qualificação, o fato de que todos os professores residirem em São Gonçalo do Amarante, portanto, conhecem a realidade e as necessidades dos estudantes.
Além do envolvimento da Semjel, o programa abrange as ações de outras secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal que são parceiros como a Saúde, Educação, Comunicação e Eventos, Setor de Transportes, Meio Ambiente e Urbanismo, Defesa Social, e Fundação Cultural Dona Militana.  Entre as ações realizadas em conjunto estão a sensibilização no combate à violência, preservação ao Meio Ambiente, cuidados com a higiene e saúde, e valorização da cultura local.
Os alunos do Programa Segundo Tempo ainda participaram de eventos importantes entre eles Prefeitura Itinerante, Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, Lançamento dos Objetivos para Desenvolvimento do Milênio (ODM), Ação Global, Selo UNICEF, Desfile Cívico 7 de Setembro, e Dia Internacional da Mulher. Durante esses 14 meses a equipe também programou visitas fora do município que levaram conhecimento aos beneficiados. Os alunos estiveram na Barreira do Inferno/Base da Aeronáutica – Parnamirim/RN; Comando Geral do Corpo de Bombeiros; Barco Escola Chama-Maré; Bosque dos namorados – Parque das Dunas; Fortaleza dos Reis Magos; Solar Bela Vista; Complexo Cultural, Bibliotecas, Centros de Informática e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário